Uma forma mais eficiente é usando um amperímetro e multímetro e fechar um curto em uma ponta do fio que queira. O modo de fazer é bem simples, basta pegar por exemplo o fio vermelho e preto e descascar as pontas e junta-las enrolando uma na outra… simplificando fechando um curto. Conheça curso online CFTV Express!
Cabos elétricos: Retorno Nós sabemos que o cabo de retorno é um cabo de fase que foi seccionado em um interruptor para proporcionar o controle de ligar e desligar a lâmpada.
🔴 O condutor fase, geralmente da cor vermelha ou preta, é aquele que possui tensão (127V ou 220V) ou DDP (diferença de potencial). É o famoso fio que pode dar choque. 🔴 O condutor neutro, que possui cor azul, é aquele que não possui tensão, é nula.
Medir Tensão do Neutro Se não for possível encontrar um ponto de referência, será preciso ligar um fio no neutro do quadro de disjuntores e levar a outra extremidade até a tomada na qual o fio neutro vai ser medido.
Pois sempre que uma carga monofásica está ligada em fase e neutro o condutor neutro passa a conduzir a mesma corrente elétrica que vem pela fase.
Observe que o neutro surge exatamente no ponto de união das bobinas com sistema de fechamento estrela. Isso ocorre, devido às defasagens entre as fases e aquele ponto de união da estrela é um ponto matematicamente nulo, ou seja, tem 0V.
Além de servir de referência para criar uma tensão de 127V, o fio neutro tem a função de fechar o circuito elétrico. ... Isso quer dizer que: quando não está ligado a um aparelho, o fio neutro não deve conduzir corrente e, por isso, não dá choque.
Conectar o terminal positivo de uma bateria com o terminal negativo de outra resultará em uma grande elevação da corrente elétrica entre as duas. Isso causará um aquecimento muito rápido, e nas baterias de ácido. O tipo mais comum, acarretará uma grande emissão de gás hidrogênio dentro da bateria carregada.
O neutro é um condutor fornecido pela concessionária de energia junto com a(s) fase(s) para o retorno da corrente elétrica, enquanto o “terra” é feito por uma haste metálica ligada a Terra (solo) e, o mais importante, NÃO DEVE haver corrente circulante por ele.
Neutro Flutuante : Um circuito elétrico de corrente alternada, trifásico, pode ser composto usando 3 (três fases) ou 4 fios (três fases e um neutro). ... Se o Neutro da ligação em Estrela não for ligado a um sistema de aterramento, diz-se que o Neutro é Flutuante.
Algumas concessionárias de energia elétrica adotam o aterramento do neutro no padrão de medição a fim de que correntes elétricas que retornam pelo neutro, devido a desbalanceamento de cargas, fluam pelo aterramento e não retornem para a rede de energia elétrica da concessionária.
O fio NEUTRO é aterrado no poste que chega ao seu prédio, portanto o potencial do neutro é praticamente o mesmo do terra. Este fio terra não precisa ser grosso, pois o terra não transporta corrente, é usado apenas para fixar um potencial elétrico nulo. Pode usar fio de bitola 22 ou 24.
Para fazer um aterramento não basta fazer um buraco no solo e inserir a haste de cobre de qualquer maneira e fazer a conexão de um fio qualquer e levar até o quadro de distribuição de circuitos (QDC), pelo contrário!
O condutor neutro não deve ser interrompido nunca. Se for interrompido, algum outro ponto da instalação pode perder a referência de zero e ficar sob tensão perigosa.