Para saber se um composto realiza ligação iônica ou covalente, nós vamos olhar para a diferença de eletronegatividade. Quando o valor for menor que 1,7 a ligação será classificada como covalente. E se a diferença de eletronegatividade for maior ou igual a 1,7, a ligação será do tipo iônica.
Ligação Iônica
Os compostos iônico são formados por íons, porém por mais que estes sejam formados por íons no estado sólido seus íons não estão livres, por este motivo não conduzem corrente elétrica. ... Neste caso os íons passam a ser livres para se movimentarem e conduzirem corrente elétrica.
Basicamente, a presença de retículos configura aos compostos iônicos as seguintes propriedades: São sólidos duros e quebradiços na temperatura ambiente. Possuem altos pontos de fusão e de ebulição pois é necessário uma grande energia para quebrar a atração eletrostática entre os íons do retículo.
As ligações intermoleculares também são muito fortes, então a substância será dura e quebradiça, já que sua estrutura espacial reticular é do tipo cristalina iônica (configurada por uma rede de incontáveis repetições nas três direções, por exemplo, de Na+ e Cl- ligados entre si).
Corpo de chão, corpo de fundo ou precipitado: é a parte de soluto que não se dissolve no solvente e fica no fundo do recipiente; ... Em outras palavras, é a quantidade máxima que pode ser dissolvida de soluto numa dada quantidade de solvente, a uma determinada temperatura e pressão.
Um soluto adicional pode ser dissolvido em uma solução insaturada, até a solução tornar-se saturada. Solução supersaturada é aquela em que a concentração do soluto é maior do que a da solução saturada. A solução supersaturada é instável e seu soluto tende eventualmente a se cristalizar.
Solúveis: aqueles que se dissolvem no solvente. O cloreto de sódio (soluto), por exemplo, é solúvel na água (solvente);