Esse grau é indicado pela escala de pH, sendo que o 0 indica uma solução “fortemente ácida” e o 14 indica uma solução “fortemente alcalina ou básica”; o 7, no centro dessa escala, é considerado neutro. O pH do sangue é considerado levemente alcalino, pois o normal é que o seu índice fique entre 7,35 e 7,45.
O organismo trabalha, constantemente, para manter o pH do sangue entre 7,3 e 7,4 (levemente alcalino). Este pH permite que as células consigam armazenar nutrientes em proporções adequadas para que elas realizem suas funções - como, por exemplo, a preservação dos ossos e músculos.
Ou seja, o pH da água é o potencial hidrogeniônico que ela tem. Em outras palavras, a quantidade do íon H+, que pode variar entre 1 e 14. Dentro dessa escala, de 1 a 6 o pH é considerado baixo e por isso a água é ácida. Com pH 7 a água é neutra, e entre 8 e 14 ela é alcalina.
Então basta deixar a garrafa semiaberta algumas horas no sol. Esse processo vai fazer com que agentes acidificantes como o flúor e o cloro evaporem, tornando a água mais alcalina - de modo que minerais alcalinizadores como o magnésio permaneçam.
O Sal do Himalaia serve para ajudar a desintoxicar o corpo através de osmose no banho. À medida que a pele absorve os minerais saudáveis e o sódio migra da água para a camada exterior da pele, a umidade das células é preservada e as toxinas do corpo são liberadas.