Os principais sintomas e sinais de perda de líquido amniótico incluem:
O desejo frequente de urinar pode ser um dos primeiros sinais de gravidez. Vazamento de urina ou incontinência também é um sintoma comum durante e após a gravidez. Os sintomas podem aumentar à medida que o bebê cresce e duram algumas semanas após o nascimento.
No período fértil, a vagina pode ficar mais úmida e a vulva pode apresentar um discreto inchaço. Quando este período acaba, porém, ela volta ao padrão. Na gravidez, contudo, por causa dos hormônios em quantidade aumentada, uma das mudanças possíveis é a região íntima ficar mais úmida e inchada.
Pode variar de pequenos escapes ocasionais quando você tosse, ri ou espirra a uma vontade de urinar que é tão forte, que você não consegue chegar ao banheiro a tempo. Muitas mulheres com incontinência urinária deixam de realizar certas atividades por causa dos escapes de urina.
Veja algumas dicas abaixo:
Pode ser causada pelo enfraquecimento do músculo da bexiga ou pela obstrução à saída de urina. O aumento da próstata pode resultar nesta obstrução. Por esta razão, este tipo de incontinência é mais frequente em homens.
Além do café, bebidas ricas em cafeína também devem ser evitadas, como refrigerantes de cola e energéticos, e chás diuréticos, como chá verde, chá mate, chá preto, salsinha e hibisco.
Não existe um tratamento específico para a incontinência urinária por esforço, podendo o médico optar por várias formas de tratamento, como: Exercícios de Kegel: podem ser feitos diariamente para a fortalecer o assoalho pélvico, reduzindo a frequência dos episódios de incontinência.
Melhores exercícios para incontinência urinária
Incontinência urinária de esforço (IUE) é a perda de urina quando a pessoa tosse ou se exercita. Danos aos músculos do assoalho pélvico e lesões dos nervos durante o parto podem levar a IUE. Tratamentos simples, como exercitar os músculos do assoalho pélvico, ou medicamentos, podem ser tentados primariamente.
Incontinência urinária por transbordamento: Vazamento de uma pequena quantidade de urina; Jato urinário fraco; Necessidade de se esforçar ao urinar e uma sensação de que a bexiga não está vazia; Necessidade urgente de urinar muitas vezes durante a noite; Vazamento de urina durante o sono.
O assoalho pélvico é um conjunto de músculos e ligamentos que fazem a sustentação dos órgãos pélvicos como bexiga, útero, reto, intestino e todo conteúdo que fica na pelve, parte baixa do abdômen.
Eles se estendem do púbis ao cóccix e de uma parede lateral da pelve até a outra. Esse é o principal grupo muscular do assoalho pélvico e apresenta dupla função, sustentação dos órgãos pélvicos e deslocamento anterior ou posterior dos órgãos pélvicos, permitindo a abertura ou fechamento da uretra, vagina e ânus.
O assoalho pélvico é um conjunto de estruturas formado por músculos, ligamentos e fáscias [tecidos que envolvem os músculos] que serve para segurar os órgãos da pelve como útero, bexiga, reto e próstata.