EQST

Como Realizada A Punço Lombar?

Como realizada a punço lombar? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Como é realizada a punção lombar?

A punção lombar (PL) é um procedimento realizado para coletar uma amostra do líquido cefalorraquidiano (LCR). É realizado através da inserção de uma agulha entre duas vértebras da região lombar.

Para que serve exame líquor?

Utilizado desde o final do século XIX, o exame de líquor é de grande importância no diagnóstico de doenças neurológicas, como neuroinfecções, doenças inflamatórias do sistema nervoso, doenças neurovasculares, demências e neoplasias que atingem, de forma direta ou indireta, o sistema nervoso.

Onde é realizada a punção lombar?

Uma agulha de punção lombar com estilete é inserida entre as vértebras L3 a L4 ou L4 a L5 (o processo espinhoso de L4 normalmente está situado em uma linha entre as duas espinhas ilíacas posterossuperiores); a agulha é voltada rostralmente para o umbigo do paciente e mantida sempre paralela ao solo.

Em qual espaço ocorre a punção lombar?

Na punção, o ponto de inserção da agulha deve ser na altura do cruzamento da linha que une as cristas ilíacas superiores com a coluna vertebral, na linha média, o que corresponde ao espaço entre as vértebras lombares L3-L4 na maioria dos indivíduos adultos.

O que significa Proteínas no liquor?

A análise da quantidade total de proteínas no LCR é utilizada principalmente para detectar doenças do Sistema Nervoso Central (SNC), associadas com o aumento da permeabilidade da barreira hematoencefálica ou à produção intratecal de imunoglobulinas.

Como interpretar um exame de liquor?

O LCR normal é límpido e transparente. Se estiver amarelo pode indicar infecção e se estiver xantocrômico pode indicar degradação de hemácias (devido a uma possível hemorragia subaracnoide, nível de proteína maior do que 150 ou hiperbilirrubinemia), contudo pode ser resultado de um acidente durante a punção.

Onde e como é produzido o líquido cefalorraquidiano?

O líquido cefalorraquidiano (LCR) é um fluido biológico que está em íntima relação com o sistema nervoso central (SNC) e seus envoltórios (meninges). É um ultrafiltrado produzido pelos plexos coróides e está presente nos ventrículos cerebrais e no espaço subaracnóideo.

Quais os exames realizados no líquido cefalorraquidiano?

Líquido cefalorraquidiano
  • Determinação e estudo das pressões liquóricas.
  • Quocientes raquidianos.
  • Provas manométricas.
  • Estudo bioquímico.
  • Imunoglobulinas.
  • Marcadores tumorais.
  • Glicose e lactato.
  • Cloretos.
Mais itens...