Para fazer uma oferenda para Orunmilá, as comidas mais usadas são fubá ou farinha de milho com mel, inhame cozido, doces finos, lagostas, camarões e filés de carne. A comida para Orunmilá deve ser distribuída em porções pares em pratos brancos.
Obatalá (em iorubá: Obàtálá) ou Orixanlá (em iorubá: Òrìsànlá) na África, "O Grande Orixá" ou "O Rei do Pano Branco", na mitologia iorubá, é o criador dos humanos. Foi o primeiro Orixá criado por Olodumarê. É o mais velho dos orixás, é o próprio Oxalufã o rei de vestes brancas, raiz de todos os outros Orixás.
Seu nome vem do ioruba Olokun : Olo: proprietário – Okun: Mar. É o Orixá dos oceanos, donde toda vida se oRiginou, e o zelador das suas riquezas e mistérios. Babá Olokún é um Orixá que governa as profundezas dos oceanos, designado por Olorun pAra manter o equilíbrio com a terra.
O jogo de adivinhação do culto de Obatala Os sacerdotes usam o Eerindinlogun ou “OOSA” para consultar as pessoas para ajudar a orientação em suas vidas. A palavra “OOSA” é a abreviação de “Oosaala”.
Nesta tradição entende-se que cada pessoa tem, desde o nascimento, um orixá de cabeça, chamado Olori (o senhor da cabeça). Assim, serão atribuídos características de personalidade, miticamente determinadas, ao filho do orixá.
“Olori Xangô”, explica o historiador Luiz Antonio Simas, seria algo como “Xangô mora na minha cabeça” em iorubá, a língua falada em parte da Nigéria e típica dos candomblés nagôs do Brasil. E o “eieô” é um evocativo, para reforçar a força do orixá.
Pode existe a variação cabecilê. É uma epressão usada na Umbanda quando o Orixá Xangô aparece na Terra, e que significa "venham saudar o rei".
Saudação: Kawó-Kabiesilé (saudação é a forma com que os orixás são reverenciados) que significa: Saudações ao Rei! ou Salve o Rei!
"Kaô Kabecilê" é uma expressão que significa “Venham Saudar o Rei”. Essa expressão é utilizada quando Xangô vem para a Terra. Poderoso, esse orixá ilumina a Terra com sua luz e é amplamente saudado por seus fiéis.
Xangô é um orixá que tem o controle sobre os raios e trovões e que também expele fogo pela boca. Ele aparece com um machado de duas faces em virtude de sua inclinação guerreira. Conhecido como o rei de Oyó, Xangô é um poderoso orixá que tem o controle sobre os raios e trovões, e que também expele fogo pela boca.
Dadá; 2. Obá Afonjá; 3. Obalubé; 4. Ogodo; 5.
No sincretismo religioso (fusão de elementos culturais diferentes), Xangô corresponde aos santos católicos São Jerônimo, Santa Bárbara, Santo Antônio e São João Batista.
As cores dos Orixás na Umbanda
Os filhos de Xangô são obstinados, agem com estratégia e conseguem o que querem. Tudo que fazem marca de alguma forma sua presença; fazem questão de viver ao lado de muita gente e têm pavor de ser esquecido, pois, sempre presentes na memória de todos, sabem que continuarão vivos após a sua "retirada estratégica".
Os filhos de OXUM VELHA com XANGÔ são agradáveis e dóceis, elegantes, ambiciosos e vaidosos, porém reservados. Bondosos e justos, são determinados e orgulhosos. Os filhos de OXUM NOVA com XANGÔ são discretos e ciumentos, além de muito dengosos. São francos e diretos, autoritários e impulsivos.