Evite plantar bananeiras e árvores grandes como manga, mamão, abacate, entre outras. Elas acumulam muita água no solo e podem provocar deslizamentos de terra. Evite também cortes e aterros nas encostas para não enfraquecer o terreno. Nunca construa próximo a barrancos.
Áreas de risco são regiões onde é recomendada a não construção de casas ou instalações, pois são muito expostas a desastres naturais, como desabamentos e inundações. Essas regiões vem crescendo constantemente nos últimos 10 anos, principalmente devido à própria ação humana.
É possível fazer uso de medidas prévias que preparem o solo e utilizem elementos que atuam na estabilização do terreno. Outra dica é realizar os movimentos de terra na época mais seca do ano, pois, nesse período, o solo não está saturado.
Como identificar que sua casa corre risco:
SOBRE O DESLIZAMENTO DA TERRA É correto afirmar que deslizamentos de terra, que provocam tragédias como essa, estão relacionados A)a agentes endógenos, como o movimento das placas tectônicas.
Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o reflorestamento ajuda a estabilizar encostas. A floresta aumenta a infiltração da água da chuva no solo. Sem a vegetação, a chuva arrasta os sedimentos da superfície para a parte baixa da cidade, assoreando canais de drenagem e causando enchentes e deslizamentos.
Sendo assim, a cobertura vegetal é importante para evitar a erosão nessas encostas e evitar a degradação das estradas. A cobertura vegetal diminui a erosão porque ela reduz o impacto das gotas de chuva sobre o solo e aumentam a resistência do solo à desagregação e carregamento.