"O plantio em vaso das ervas é basicamento o mesmo. Em um vaso com furo, coloca-se argila expandida e areia para drenagem. Depois, adicione terra preparada e adubada até metade do vaso, plante a muda e complete o vaso com terra", ensina Nô.
O boldo orgânico apresenta fácil manejo e pode ser cultivado em casa, em vasos, jardineiras ou canteiros. “O boldo Coleus barbatus ou Plectranthus barbatus é uma planta fitoterápica usada com fins medicinais diversos.
A propagação do boldo ocorre pelo plantio de um dos ramos da planta, pois apresenta fácil pegamento. As mudas devem ser plantadas distantes um metro umas das outras, pois a herbácea se desenvolve muito. As covas de plantio devem apresentar profundidade de 15 centímetros.
Propaga-se por estacas de ramos mais novos (até 20 cm), de setembro a janeiro, em sacos plásticos e posteriormente ao enraizamento, levadas para o campo. O espaçamento deve ser de 2 X 2 metros (conforme o sistema de condução ou poda). Colher até 50% das folhas, quando a planta já estiver com 1 metro de altura.
Depois de guardar as folhas no pote, coloque-as na gaveta inferior da geladeira. É muito importante que esses alimentos fiquem em um local não muito refrigerado, pois temperaturas baixas demais podem fazer com que as folhas ressequem e estraguem com mais rapidez.
O chá de boldo é um excelente remédio caseiro contra problemas digestivos, suores frios, mal-estar e problemas no fígado, como hepatite....2. Chá de boldo para o fígado
As folhas devem ser socadas em um pilãozinho com água fria. A proporção certa é de 20 gramas de folha – uma colher de sopa bem cheia – para um litro de água. Mas como qualquer erva medicinal, o chá de boldo deve ser tomado com prudência.
Aí é o seguinte: coloque duas folhas de papel-toalha em um prato. Distribua as ervas e cubra com mais papel-toalha. Elas têm que ir para o microondas em potência média por 30 segundos. Dê uma olhadinha e rode mais 30 segundos e assim por diante, até desidratarem.
Secar as ervas em papel toalha. Coloque uma folha limpa de papel toalha em uma bancada. Coloque outra folha por cima. Tire as folhas lavadas dos caules e arrume-as em fileiras em metade do papel toalha.
Processos de desidratação do ora-pro-nóbis Para replicar o método de desidratação ao sol, é preciso higienizar as folhas e cortar porções maiores. O segundo passo é depositar as hortaliças em uma assadeira ou forma de vidro ou alumínio, diretamente sob o sol. Deve-se proteger as folhas de poeira e de insetos.
O seu consumo ajuda a dar mais saciedade e, além de tudo, as suas folhas são recheadas de nutrientes essenciais para a nossa saúde.
PASSO 2: Cubra as ervas com outra folha de papel toalha e leve ao microondas na potência máxima. Comece com um minuto, e depois adicione 20 segundos por vez até que a erva esteja completamente seca. O tempo vai depender da potência do seu microondas. Para ver se está pronto, aperte as ervas e elas devem desmanchar.
Escolha os ramos de coentro e lave bem. Depois seque e separe só as folhinhas e os galhos mais tenros. Em cima de um prato coloque duas folhas de papel toalha e por cima distribua o coentro. Leve ao forno de microondas em potência alta por cerca de 2 minutos (se precisar coloque um pouquinho mais).
As folhas e flores ou botões devem estar voltados para baixo. Agora você precisa pendurá-las em um local que receba muita sol, mas não as pendure de forma que recebam a luz direta do sol. Se quiser, pode amarrar um saco de papel ao redor do feixe de ervas.
Remova as cebolinhas dos sacos e solte os ramalhetes. Coloque as ervas sobre uma camada de papel-manteiga ou sobre uma tábua de corte e triture-as com as mãos ou corte-as em pedacinhos com uma faca. Guarde as cebolinhas desidratadas em um recipiente com tampa, como um pote de vidro. Mantenha-as ao abrigo do sol direto.
Desidratando a Salsinha no Forno. Lave a salsinha em água fria. Separe as partes mais rígidas do caule das folhas mais macias e pique a salsinha em pedaços de aproximadamente 0,6 cm. Então escalde a salsinha em água fervente por uns 20 ou 30 segundos.
Coloque a assadeira em um local seco e arejado na cozinha onde não seja perturbada. Cubra com papel encerado para proteger contra insetos e outras partículas de comida. Vire o gengibre ralado uma vez por dia com as pinças, e substitua o papel encerado diariamente até a raiz secar.
Coloque o cheiro-verde em um recipiente com 1 litro de água com 1 colher (sopa) de água sanitária. Você também pode usar o hipoclorito de sódio. Deixe agir por 20 minutos. Lave em água corrente.
11 receitas com cheiro-verde para abusar desse tempero saboroso
A combinação da cebolinha com a salsa ou com o coentro é popularmente conhecida no Brasil como cheiro-verde. São todas plantas condimentares, usadas em vários países há centenas de anos.
Rica em fibras, vitamina A, cálcio, fósforo, ferro, vitaminas C, E e do complexo B, o vegetal também é fonte de proteínas e potássio e apresenta propriedades diuréticas, que ajudam a prevenir ou eliminar a retenção de líquido no corpo.
Veja alguns benefícios do coentro para uma boa saúde:
O cheiro verde não é nenhum bicho de 7 cabeças, ele na verdade basicamente é a união de cebolinha e salsinha em um mesmo saquinho. Já o coentro é uma erva que se utiliza como especiaria, em alguns lugares do Brasil ele é colocado junto com a cebolinha e a salsinha para formar o cheiro verde.
Alguns dos principais benefícios do tomate incluem: