O pensamento do francês René Descartes destaca-se na Modernidade. O primeiro racionalista moderno defendeu que o conhecimento era inato ao ser humano e propôs um método dedutivo como ponto inicial de qualquer conhecimento que se pretenda verdadeiro, claro e distinto.
Descartes propôs uma filosofia que nunca acreditasse no falso, que fosse totalmente fundamentada na verdade. Sua preocupação era com a clareza. Sugeriu uma nova visão da natureza, que anulava o significado moral e religioso da época. Acreditava que a ciência deveria ser prática e não especulativa.
O pensamento de Descartes surgiu da dúvida absoluta. ... A única coisa que ele não podia duvidar era da própria dúvida e, consequentemente, do seu pensamento. Assim surgiu a máxima do Penso, logo existo. Se eu duvido de tudo, o meu pensamento existe e, se ele existe, eu também existo.
Penso, logo existo é uma frase de autoria do filósofo francês René Descartes. ... Na realidade, a tradução mais literal da frase original seria “Penso, logo sou”. O significado de “Penso, logo existo” foi um marco da visão do Iluminismo, pois colocou a razão humana como forma única de existência.
Descartes
Ao analisar o cogito ergo sum – penso, logo existo, de René Descartes, conclui-se que. o pensamento é algo mais certo que a própria matéria corporal. a subjetividade científica só pode ser pensada a partir da aceitação de uma relação empírica fundada em valores concretos.
Descartes demonstra agora a existência de Deus a partir do facto de que não nos podemos conservar a nós próprios. Se não podemos garantir a nossa existência, mas apesar disso existimos, é porque alguém nos pode garantir essa existência.
O que diz este conceito? Partindo dessa definição, na meditação terceira, Descartes apresenta duas provas para a existência de Deus, as duas partem dos efeitos para encontrar a causa. Na primeira prova, Deus aparece como causa da ideia de Deus e na segunda prova Deus é descoberto como causa da Res Cogitans.
A FILOSOFIA DE SANTO TOMÁS DE AQUINO Sendo a razão obra de Deus, poderíamos alcançar essas verdades tanto pela fé como pela razão. A fé e a razão seriam, muitas vezes, rios que desembocam num mesmo oceano.
São Tomás de Aquino tem grande importância para o cristianismo, pois ele foi um frade que escreveu obras como preces e sermões, além de comentários cristãos. Também deixou legado para a Teologia e Filosofia. Foi o precursor do tomismo e teve Aristóteles como sua maior influência.
A teoria do conhecimento de Tomás de Aquino propõe que o objeto próprio do conhecimento intelectual humano seja a natureza exis- tente na matéria, a qual também pode ser chamada de “quididade”. ... É apenas depois do processo intelectual abstrativo que o fantasma se torna uma “espécie inteligível”.
Um de seus alvos é a consideração sobre o intelecto agente e o ato de intelecção. Em Suma de Teologia Iª, 84, o autor descreve o funcionamento deste ato, situando seu início na impressão causada pelos sensíveis nos sentidos, e o papel do intelecto agente para a formação do conhecimento.