Como O Clima Atua Na Formaço Dos Solos?

Como o clima atua na formaço dos solos

A formação do solo – O solo, também chamado terra, tem grande importância na vida de todos os seres vivos do nosso planeta, assim como o ar e a água. É do solo que retiramos parte dos nossos alimentos e que sobre ele, na maioria das vezes, construímos as nossas casas.

Clima: a interferência dos fatores climáticos sobre a formação do solo acontece a partir da regulação de alguns elementos, como a umidade, os ventos e, principalmente, o regime de chuvas, o que afeta em maior ou menor grau o intemperismo da rocha matriz. A tendência é que, quanto mais quente e úmido for o ambiente atmosférico – algo comum em regiões de climas tropicais e equatoriais – mais rápida e intensa será o processo de decomposição da rocha, uma vez que os intemperismo físico e químico serão acelerados.

Como os solos são classificados?

Eles atuam misturando a matéria orgânica (restos de vegetais e de animais mortos) com o material solto e macio em que se transformou a rocha. Além disso, os seres vivos quando morrem também vão sendo misturados com o material macio e solto, formando o verdadeiro solo. É deste solo que as plantas retiram minerais para crescerem e gerarem alimentos para todos os seres vivos.

Rocha matriz: se considerarmos as rochas a partir de sua gênese, elas podem ser classificadas em ígneas intrusivas, ígneas extrusivas, metamórficas e sedimentares. Portanto, a depender do tipo de rocha que dá origem ao solo em seu processo de formação, diferentes composições químicas e minerais esse solo irá apresentar.

Classificação do solo

<strong>Classificação do solo</strong>

Realize agora seu sonho e garanta uma vaga na faculdade. Acesse o Beduka Bolsas!

Por exemplo: o relevo brasileiro, em um passado geologicamente distante, sofreu com muitos derramamentos vulcânicos em sua região centro-sul, constituindo uma rocha específica chamada basalto, entre outros tipos semelhantes. Essa rocha, posteriormente, deu origem a um tipo de solo avermelhado bastante fértil, chamado de terra roxa. Em uma situação diferente, uma rocha sedimentar com baixa concentração de calcário (CaCO3) iria originar um solo arenoso e quimicamente pobre.

Organismos vivos: a presença de organismos vivos também irão condicionar o processo de formação dos solos, uma vez que muitos deles agem naquilo que chamamos de intemperismo biológico ou químico-biológico através da liberação de diferentes substâncias. Com isso, quanto mais material orgânico e seres vivos existirem nesse solo, mais intensificado será o seu processo de constituição. Além disso, eles irão interferir em outras instâncias, como o grau de fertilidade e a composição química.

Tipos de solo

No caso, pode-se dizer que nem sempre houve solo onde ele existe atualmente, mas apenas grupos rochosos que sofreram ações de desagregação dos agentes de intemperismo e deram origem às camadas de solo presentes. No caso, fenômenos como os ventos e as chuvas retiraram partes das rochas que se juntaram e formaram os solos.

Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem “A formação do solo”, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Os solos se formam principalmente a partir da decomposição de rochas de origem, também chamadas de rochas mãe, no processo conhecido como pedôgenese. Ele é resultado da ação de diversos agentes, como o clima, relevo e certos organismos, que atuam sobre o material de origem durante um período de tempo.

A formação do solo

<strong>A formação do solo </strong>

Solos arenosos: com muita presença de areia e pouca umidade, são comuns em regiões tropicais. Micro-organismos e plantas vivem com mais dificuldade neles devido à ausência de água.

Relevo: em regiões onde as formas de relevo são mais acentuadas, a presença de declividades é mais comum. Nesses locais, os solos tendem a ser pouco profundos e menos desenvolvidos, uma vez que em áreas íngremes a água proveniente das chuvas tende a escoar e não a infiltrar, o que diminui a incidência do intemperismo. Já regiões mais planas, por outro lado, tendem a favorecer a ação dos agentes exógenos de transformação do ambiente, o que contribui para acelerar a pedogênese.

Para isso acontecer se leva muito tempo. A formação de um centímetro de solo pode demorar 400 anos. É um processo muito lento, por isso é preciso bastante cuidado para não deixar o solo inútil.

Como ocorre o processo de formação dos solos?

Os solos são onde acontecem as ações da vida humana e o local da terra do qual dependemos para viver, pois é neles que plantamos os alimentos e construímos nossas casas. Neste texto, você aprenderá como ocorre a formação dos solos, seus processos, fatores e os tipos variados de solos que existem.

O solo é um sistema aberto entre os diversos geoecossistemas do nosso Planeta, que está constantemente sob ação de fluxos de matéria e energia. Essa condição o torna um sistema dinâmico, ou seja, o solo evolui, se desenvolve e se forma de maneira contínua no ambiente em que está inserido.

De estudante para estudante

O clima é um dos principais fatores para a formação dos solos. Saiba mais sobre ele com nosso texto sobre o que é clima.

Solos argilosos: são menos arejados e mais compactados, portanto, são mais úmidos, pois a água fica retida por mais tempo neles devido à sua lenta infiltração.

Este modelo é uma expressão qualitativa, ou semiquantitativa da formação do solo e continua aceito até hoje, contribuindo para os atuais fundamentos da pedologia, que são expressos pela interação dos fatores de formação do solo sob a atuação da dinâmica interna do sistema solo e de processos pedogenéticos específicos para um determinado pedoambiente, resultando em solos com propriedades e características próprias que exercem suas funções na paisagem em que se inserem.

Últimas notícias

Para ficar mais claro, imagine que você tem de construir uma cadeira. Não basta você saber os processos (serrar, pregar, envernizar etc.), você precisa do material para isso (madeira, pregos, verniz). Assim também acontece com os solos. Há os processos, mas ela também precisa do material, que chamamos aqui de fatores. São eles:

Solos siltosos: apresentam alta concentração de silte e são erosíveis, pois não se apresentam estáveis ou compactados. Suas partículas são bastante leves, pequenas e soltas.

O Beduka te conecta à faculdade!

O Beduka te conecta à faculdade!

Os tipos de solo variam a depender do ambiente e dos processos de sua formação. É possível que uma mesma rocha forme solos de tipos diferentes, graças às condições em que está envolvida.

O solo é a base da vida e todos os seres vivos da Terra dependem dele de modo direto ou indireto. Ele é o substrato terrestre que contém o material orgânico necessário para sustentar plantas e vegetais.

Quais são os principais factores de formação dos solos?

A formação dos solos é diretamente determinada por fatores relacionados com o material de origem, relevo, organismos vivos, clima e tempo. O solo corresponde à porção superficial da Terra onde é realizada a maior parte das atividades humanas.

Quais são os fatores que contribuem para a degradação dos solos?

Fatores que podem causar a degradação do solo

  • Erosão. A erosão é um processo natural, porém pode ser intensificado pela atividade humana. ...
  • Salinização. ...
  • Desertificação. ...
  • Compactação. ...
  • Degradação química. ...
  • Plantio correto. ...
  • Reflorestamento da área. ...
  • Manejo adequado.

Quais são os principais tipos de solo?

O solo pode ser dividido em quatro tipos: arenoso, argiloso, humoso e calcário.

Quais são os 3 principais tipos de solo?

De modo geral os tipos de solos presentes no mundo de dividem em 3 grandes grupos: arenoso, argiloso, humoso(orgânico).

Quais são as principais características do solo argiloso?

O solo argiloso, chamado de “solo pesado” possui coloração vermelho-escura, é uma terra úmida e macia, composto por mais de 30% de argila, alumínio e ferro. ... O solo argiloso retém muito mais água, a um determinado potencial, do que o solo de textura média ou arenoso.

Quais as principais características de um solo?

Entre os fatores que contribuem para a caracterização do solo estão o clima, a incidência solar, a rocha que originou o solo, matéria orgânica, cobertura vegetal, etc. O solo pode ser classificado em arenoso, argiloso, humoso e calcário. Solo arenoso: possui grande quantidade de areia.

O que é o perfil do solo?

Portanto, o perfil do solo é uma seção vertical que se inicia na superfície do solo até chegar à camada de rocha. E como dito, esse perfil pode ser constituído de diversos horizontes do solo, ou seja, as diferentes camadas que o constituem e são formadas pelos processos pedogenéticos.

Que região se encontra o solo arenoso?

O Solo Arenoso, chamado também de "solo leve", é um tipo de solo muito presente na região nordeste do Brasil. Ele possui uma textura leve e granulosa, sendo composto, em grande parte, por areia (70%) e, em menor parte, por argila (15%).

O que se planta em um solo arenoso?

As plantas que estão sendo bastante empregadas em solos arenosos são as gramíneas milheto, brachiaria e panicum, por conta do grande aporte de palhada e por terem um sistema radicular bem agressivo.

O que é solo arenoso Brainly?

Solo Arenoso é um solo muito seco, ou seja, uma terra muito seca, porque a areia é permeável, deixando a água das chuvas passar com facilidade!!

O que é solo arenoso resposta?

Resposta. Solo arenoso: possui grande quantidade de areia. Esse tipo de solo é muito permeável, pois a água infiltra facilmente pelos espaços formados entre os grãos de areia. Normalmente ele é pobre em nutrientes.

O que é solo Piçarra?

Piçarra — Rocha muito decomposta e que pode ser escavada com pá ou picareta. Tabatinga ou turfa — Argila com muita matéria orgânica, geralmente encontrada em pântanos ou locais com água permanente (rios, lagos), no presente ou no passado remoto. Saibro – Terreno formado basicamente por argila misturada com areia.

O que é um solo franco arenoso?

Uma maneira ideal de definirmos seria uma mistura com propriedades quase que em proporções iguais de partículas de areia, silte e argila. ... Portanto, um solo franco no qual partículas de areia predominam é classificado como franco arenoso.