"Para montar uma lancheira saudável a dica principal é variar e usar a criatividade. Resumidamente, incluir um carboidrato (como pão, bolacha, bolo ou cereal), uma fruta e um lácteo. Procure variar as opções ao longo da semana, isso incentiva a criança a comer com mais prazer.
Confira 15 dicas para montar a lancheira escolar do seu filho
A seguir, confira mais dicas da nutricionista Tatiana Tomita:
A água é nossa melhor forma de hidratação e pode ser muito saborosa! Adicione frutas cítricas, como rodelas de limão e laranja; ervas (hortelã, erva-doce, manjericão), rodelas de gengibre e use a criatividade! O mamão traz uma doçura para a lancheira da criançada, fruta rica em vitamina A, C e fibras!
É só colocar na garrafinha com água que o cubo de gelo derrete, aí é agitar a garrafinha e beber o suco de fruta natural, fresquinho, sem estar azedo no sentido de estragado!
É uma delícia e dá uma super caprichada na lancheira!...Como mandar fruta na lancheira?
E anote essa dica: adicionando suco de limão ou de laranja, você evita o escurecimento de alimentos como a maçã, a banana e a pera. Já as frutas inteiras devem ser embrulhadas em papel alumínio ou filme, e dentro de potes, para que não amassem.
Manter as partes da fruta “presas” entre elas: com utilização de um elástico ou envolta em plástico filme, encaixar as partes e prender, pois se o maior causador do escurecimento é o contato com o oxigênio, prendê-las pode impedir o contato com o ar (exemplo na imagem abaixo);
Se for em grandes quantidades, basta espremer meio limão em um recipiente com água e deixar as fatias de maçã de molho por cerca de 3 a 5 minutos. Depois é só escorrer a água, enxugar as fatias de maçã, colocá-las em um saco vedado e armazenar na geladeira.
Para evitar que frutas como banana, maçã, pera, pêssego, nectarina e abacate escureçam com o passar do tempo, use um suco de fruta cítrica. Assim, você mantém os cubinhos de fruta todos com sua cor original e fresquinhos.
O recomendado, depois de borrifar água, é guardar com um guardanapo branco sobre elas. As maçãs e pêras também devem ser armazenadas separadamente, pois liberam gás etileno, substância que favorece o amadurecimento dos alimentos mais próximos.
A maioria dos estudantes, 95,4%, concordou que os materiais que não permitiram o escurecimento da maçã foram a vitamina C (ácido ascórbico) e o suco de limão. E 56,1% do total de alunos levantaram a hipótese de que esses materiais criam uma camada de proteção que impede ou retarda o escurecimento.
É POSSÍVEL RETARDAR O ESCURECIMENTO DE FRUTAS DESCASCADAS E CORTADAS? ... Tanto o limão quanto o comprimido de vitamina C retardam o escurecimento da fruta porque o ácido ascórbico, neles presente, se oxida preferencialmente à orto-hidroquinona.
Que diferenças você observou entre as partes da maçã com o passar do tempo? ... O açúcar sobre a superfície não altera a rapidez do escurecimento da maçã. O não escurecimento da maçã no pedaço com pó do comprimido deve-se à presença do ácido ascórbico (vitamina C), que se oxida preferencialmente à hidroquinona.
Ao cortarmos uma fruta, podemos observar que à medida que o tempo passa ela começa a escurecer. Isso acontece porque a polpa da fruta possui substâncias chamadas polifenóis, substâncias que são antioxidantes. ... Quanto mais melanina presente, mais escura a fruta fica. Essa reação pode ser observada abaixo.
Quando a maioria das frutas é amassada, cortada ou triturada, rapidamente se torna escura. Esta descoloração é chamada de escurecimento enzimático, e é oriunda de reações catalisadas por uma enzima conhecida como polifenol oxidase (PPO), presente nessas frutas.
Compostos fenólicos (nutricionais) presentes na fruta são oxidados em compostos levemente coloridos, chamados quinonas, que então mudam para formar pigmentos com cores escuras, ela disse. "As diferentes maçãs variam bastante em seus níveis de PPO, conteúdo fenólico total e rapidez de transformação de cor", disse Brown.
Quando cortada, a maçã entra em contato com o oxigênio presente no ar e começa um processo de “autodefesa” por meio de enzimas, conhecidas como polifenol oxidase (PFO). Esse processo resulta em novos produtos químicos como a quinona, que produz os pigmentos escuros, a melanina.
A oxidação de um alimento é um tipo de reação química que ocorre por diversos fatores. Já notou que, por exemplo, quando se corta maçã, pera, batata, batata-doce ou banana, a parte exposta adquire uma cor escura rapidamente? Isso acontece pela exposição ao oxigênio somada às enzimas presentes nessas frutas.
Resposta: A oxidação da superfície da maçã é devida à presença de oxigénio no ar. Como deves ter verificado, a maçã sem sumo de limão foi ficando cada vez mais escura quanto maior o tempo de exposição. Por sua vez, a maçã com sumo de limão não sofreu grande oxidação.
Comer fruta oxidada não apresenta um risco para a saúde humana, em princípio. De todos os modos, são reduzidas as propriedades benéficas que fruta traz para a saúde. Por isso, é imprescindível aplicar bons métodos de conservação para atrasar este processo.
Mas quais os riscos de consumir fruta oxidada? Em boa verdade, não há malefícios (do que li e averiguei), apenas menos benefícios. A oxidação está associada a perda de vitaminas. Não existem perigos de comer alimentos oxidados, apenas estaremos a consumir menos vitaminas.
O experimento que observa o escurecimento da maça evidencia uma transformação química. Isso acontece porque o golpe do objeto cortante libera na superfície da fruta a substância que causa o escurecimento. Ao cortarmos uma maça rompemos suas células, fazendo com que suas enzimas sejam liberadas.
Alguns pais utilizam a técnica de deixar a maçã fatiada de molho em uma solução ácida com limão ou vinagre que muda razoavelmente o sabor da maçã, rapidamente percebida pelos pequenos e seu paladar. Esta era uma estratégia para as maçãs da lancheira aqui de casa que em alguns dias voltavam intactas.
O melhor jeito de fazer isso é espalhando o preparo numa assadeira. Assim que o calor for embora, distribua a pipoca em sacos plásticos ou vidros de fechamento hermético. Sem contato com o ar, a pipoca fica crocante por até 15 dias. Ou seja, até a hora do recreio ela vai estar perfeita.
Ao cortarmos a fruta, também estraçalhamos algumas de suas células. “Nessa hora, a enzima que escurece a maçã é liberada”, afirma a bioquímica Maria Inés Genovese, da USP. ... Porque o golpe da faca libera uma substância que causa o escurecimento.
Modo de Preparo
Com um só corte separe a casca da maçã até aproximadamente 1/3 do comprimento. De seguida com a faca ou com uma tesoura de cozinha corte um triângulo alongado no centro para fazer as orelhas do seu coelho.
Ela não deve ser oferecida crua inteira ou em pedaços, também não indicamos o corte da maçã igual ao da ameixa (em xadrez), pois se feito mais na superfície o bebê pode acabar pegando um pedaço grande da base.
Segure a maçã de cabeça para baixo e corte-a verticalmente a alguns centímetros de distância do caroço. Faça dois cortes paralelos: um de cada lado do miolo, de modo que a maçã fique em três pedaços. Corte a maçã em pedaços.