Coloque a ponta de prova vermelha na ponta A do condutor e a ponta de prova preta na ponta B do condutor e isole. Agora você pode energizar o circuito, assim obtendo os valores da corrente elétrica que passa neste condutor, mas lembre-se sempre de emendar o corte feito e isolá-lo.
Então, para calcular a corrente de curto circuito na saída do transformador, basta pegar a corrente nominal desse transformador e dividir pela impedância percentual do mesmo. A ABNT na norma NBR 5356, estabelece valores típicos para a impedância percentual dos transformadores: 4% até 630KVA.
Kilovoltampere (kVA) é uma unidade de medida correspondente a 103 voltamperes, 1 kVA = 1 000 VA. VA significa volt-ampère, o VA é o que chamamos de potência aparente, ela é o resultado de uma soma fasorial (vetorial) da potência ativa em watts (W) e da potência reativa (var).
Basta dividir a potência do equipamento por 1000. Por exemplo: Levando em consideração, um chuveiro elétrico tenha 5500 watts de potência, ao escolher um Gerador de Energia, o mesmo deve ter uma potência de 5.
Um kVA é uma unidade de medida que corresponde a 10³ voltamperes (ou 1.
A média de carga instalada na classe residencial fica entre 7 e 9 kVA, dependendo da região em analise. Para confirmação dos dados coletados junto a COPEL, uma simulação de consumo de energia foi desenvolvida a partir dos critérios de cobrança estabelecidos pela concessionária AES SUL.
Como dimensionar um gerador:
Para não errar, especialistas alertam que a melhor maneira é somar os Watts de todos os equipamentos que serão abastecidos pelo gerador e acrescentar, em média, mais 20% como margem de segurança. O tamanho do gerador também é importante caso a finalidade seja levá-lo em piqueniques ou acampamentos, por exemplo.
betoneira: 4,6 kVA. equipamentos de ar-condicionado: 8,8 kVA. lâmpadas: 0,24 kVA.
Basta usar a fórmula básica de potência, S = U x I. Assim, a corrente por fase será igual a 25K/220 = 113,63A. Lembrando que esta é a corrente máxima com a qual o gerador poderá alimentar as cargas a ele acopladas, independente do tipo de carga.