Como instalar o DPS no padrão de entrada? O local para instalação do DPS deve ser na mesma estrutura em que está alojada a caixa de entrada de energia elétrica.
- É necessário rearmar o DPS após cada atuação do mesmo? R: Não. O DPS é um dispositivo capaz de rearmar automaticamente, dispensando uma intervenção externa para tal.
A sigla DPS é para Dispositivos de Proteção contra Surtos. Esses, por sua vez, são equipamentos que conseguem detectar sobretensões transitórias na rede elétrica.
Uma janela de sinalização de estado indica a situação do dispositivo. Um sinal verde significa que o dispositivo ainda se encontra dentro da validade, ao passo que uma sinalização vermelha indica que o DPS já não oferece qualquer proteção e precisa ter o seu varistor substituído.
Quando está caindo uma chuva muito forte, as pessoas têm o costume de desligar todos os aparelhos eletrônicos e retirá-los da tomada, para evitar que aconteça o surto elétrico. Esse fenômeno provoca a queima de dispositivos elétricos e eletrônicos, devido à descarga elétrica.
Para especificar um DPS deve-se inciar pela classe do DPS, I,II ou III. Isso depende do tipo de edifício que estamos trabalhando e se há ou não SPDA instalado. Após isso, se escolhe a tensão do DPS, não confundir com a tensao da rede. É necessário informar se a corrente do DPS é nominal ou máxima.
Quando o varistor queima a sua temperatura aumenta e a solda derrete. A peça vermelha que está presa pela solda e pressurizada por uma mola fica solta, neste momento a mola empurra a peça vermelha para cima. Mecanismo mecânico que avisa quando o varistor dentro do DPS está queimado.
Conheça os Dispositivos de Proteção contra Surtos e como eles protegem seus equipamentos contra queimas causadas por raios. Dispositivos de proteção contra surtos (DPS) são equipamentos desenvolvidos com o objetivo de detectar sobretensões transitórias na rede elétrica e desviar as correntes de surto.
O dispositivo de proteção contra surtos é um equipamento ligado entre L-PE e que tem impedância (Z) elevada a fim de evitar que o funcionamento do equipamento sofra alterações. Quando ocorre o surto de tensão, a impedância cai ao nível mínimo, o que permite a condução da corrente gerada.
O varistor possui também um limite de conversão de energia elétrica em térmica, normalmente medido em Watts (W). Uma vez excedido esse limite, ou seja, por algum motivo a sobretensão exceda um certo valor causando uma diminuição da resistência e corrente, o que, consequentemente causará a queima do varistor.
Como funciona 3 que o varistor está instalado em paralelo com a rede elétrica (L e N) logo após o fusível que está em série com o lado “vivo” da rede (atenção Zé Faísca, por isso é importante ligar corretamente a tomada brasileira que manda a ligar o vivo no vivo e o neutro no neutro!).
Segure a ponta da pistola de solda nas extremidades dos fios dos soquetes do varistor e posicione o novo varistor dentro das conexões do soquete. Segure uma pequena quantidade de fio de solda nos pontos de ligação e aqueça-os com a pistola de solda. Retire a pistola e deixe as conexões esfriarem.
Re: duvida escolher um varistor Os Varistors sao especificados inicialmente pela tensao de funcionamento. O valor para essa capacidade de absorcao, depende da norma a que se esta a proteger.