1 de junho de 1968
No dia 5 de abril de 1887 Helen e sua professora estavam no quintal da casa perto de um poço, bombeando água. A professora Sullivan colocou a mão de Helen na água fria e sobre a outra mão soletrou a palavra "água", primeiro vagarosamente, depois rapidamente.
Helen Keller (1880-1968) foi uma escritora e ativista social norte-americana. Cega e surda formou-se em filosofia e lutou em defesa dos direitos sociais, em defesa das mulheres e das pessoas com deficiência. Foi a primeira pessoa cega e surda a entrar para uma instituição de ensino superior.
Com 6 anos de idade Helen era uma criança violenta. Aprisionada em seu mundo por 4 anos não entendia sua situação nem sua própria existência. Seus pais decidiram então buscar ajuda e, com toda a precariedade da época, conseguiram passar por vários especialistas até serem encaminhados para uma escola especializada.
27 de junho de 1880
87 anos (1880–1968)
Helen Keller – escritora, conferencista e ativista social Helen Adams Keller nasceu em 27 de junho de 1880, em Tuscumbia, no estado do Alabama (EUA), e faleceu em Westport, em 1 de junho de 1968. Reconhecida escritora e conferencista, além de ativista social.
20 de outubro de 1936
Feeding Hills, Agawam, Massachusetts, EUA
Numa sucessão rápida, ela aprendeu os alfabetos braille e manual, facilitando assim, sua aprendizagem da escrita e leitura. Em 1890 ela surpreendeu a "Professora" (como chamava Anne Sullivan) pedindo para aprender a falar.
Confira! Para começar, Helen Adams Keller foi a primeira pessoa surdocega da história a conquistar um bacharelado. Ficou conhecida por suas obras na literatura e no cinema. Ela era escritora, conferencista e ativista social.
A professora Sullivan colocou a mão de Helen na água fria o sobre a outra mão soletrou a palavra “água” primeiro vagarosamente, depois rapidamente. ... Este foi o começo da educação de Helen Keller. Numa sucessão rápida ela aprendeu os alfabetos braille e manual, facilitando assim, sua aprendizagem da escrita e leitura.
Helen queria aprender a falar e, em 1890, começou a ter aulas de fala na Escola Horace Mann para Surdos, em Boston. Ela trabalhou incansavelmente para aprender a falar. Após vinte e cinco anos de trabalho e prática, Helen conseguiu falar com uma voz que os outros pudessem entender.
87 anos (1880–1968)
Resposta: O esforço de sua mente em procurar se comunicar com o exterior teve como resultado o afloramento de uma inteligência excepcional, considerada a maior vitória individual da história da educação. Ela foi uma educadora, escritora e advogada de cegos.