EQST

Como Funciona O Programa Rede Cegonha?

Como funciona o Programa Rede Cegonha?

A REDE CEGONHA é uma estratégia do Ministério da Saúde para a implementação de uma rede de cuidados às mulheres, nesse sentido, a rede garante às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo, à uma atenção humanizada durante a gravidez, o parto e puerpério.

Quais os 4 componentes da Rede Cegonha?

Para tanto, a Rede Cegonha se divide em 04 componentes com ações definidas para garantia do acesso e cuidado no período perinatal. São eles: Componente pré-natal; Componente parto e nascimento; Componente puerpério e saúde da criança e Componente transporte sanitário e regulação.

Porque foi criada a Rede Cegonha?

1° A Rede Cegonha, instituída no âmbito do SistemaÚnico de Saúde, consiste numa rede de cuidados que visa assegurar à mulher o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizadaà gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como à criança o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e ao desenvolvimento saudáveis, ...

Qual a portaria da Rede Cegonha?

A REDE CEGONHA NO CONTEXTO DA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE (RAS) Em 2010 foi publicada a Portaria/GM nº 4279 de 30 de dezembro de 2010, que estabelece diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde (RAS) no âmbito do Sistema Único de Saúde.

Qual o papel do enfermeiro na Rede Cegonha?

Por seu impacto na melhoria da assistência pré-natal e na redução da mortalidade materna, a atuação qualificada da Enfermagem obstétrica é um dos pilares da Portaria 1.

O que o enfermeiro faz na consulta de Pré-natal?

Durante as consultas de pré-natal, o enfermeiro é responsável por realizar ações educativas para a gestante e sua família, acompanhar gestações de baixo risco, solicitar exames de rotina e orientar tratamento de acordo com o protocolo da instituição, e também coletar exame cito patológico.

Como faço para me cadastrar na Rede Cegonha?

Para ter acesso à Rede Cegonha, basta a gestante procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Em julho, o Ministério da Saúde lançou o Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê.

Quem faz parte do Grupo Materno Infantil?

O público-alvo são as mulheres em idade fértil e crianças menores de dois anos de idade.

Como se cadastrar no Projeto Cegonha Carioca?

Através do telefone 2599-4744. 3. Se a gestante estiver em casa, na rua, shopping, loja etc....Veja serviços relacionados em:

  1. Cegonha Carioca.
  2. Saúde pública.
  3. Solicitar ambulância para maternidade.
  4. Saúde.
  5. SMS / Secretaria Municipal de Saúde.

Como faço para receber enxoval no CRAS 2020?

Os requisitos para que a gestante seja beneficiária do Kit Natalidade são: Participar do Programa Bolsa Família, com parecer social emitido pelo CRAS; Esteja sendo acompanhada pelas equipes de Saúde da Família - Pré-Natal; e ter o cartão de acompanhamento acerca da participação efetiva nas oficinas socioeducativas e de ...

Como ganhar o kit maternidade do SUS?

A mulher com suspeita de gravidez deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima à sua residência, trabalho ou escola e realizar o Teste de Gravidez. Se confirmada a gestação, são pedidos alguns exames e imediatamente é feito o cadastro no Programa. Para cadastrar-se, é necessário ter o cartão SUS.

Onde fazer o Pré-natal pelo SUS?

CONHEÇA A REDE CEGONHA Por meio da Rede Cegonha, o SUS proporciona planejamento reprodutivo e assistência à gestante durante o pré-natal, parto, nascimento e período puerpério, com atenção integral à saúde da criança.

Como é feito o Pré-natal no SUS?

O pré-natal é o acompanhamento médico da mulher durante a gravidez que é oferecido também pelo SUS. Durante as sessões do pré-natal, o médico deverá esclarecer todas as dúvidas da mulher sobre a gravidez e sobre o parto, assim como pedir exames para verificar se está tudo bem com a mãe e com o bebê.

Quantos ultrassom a gestante tem direito pelo SUS?

Ela deve e tem direito a realizar todos os exames e deve fazer, pelo menos, três ultrassons durante o pré-natal, um a cada trimestre, mas além desses tem muitos outros”, acrescenta o obstetra.

Quais os documentos necessários para iniciar o Pré-natal?

O que o médico irá pedir e fazer

  • ♥ Medir sua pressão arterial;
  • ♥ Pesar você;
  • ♥ Histórico familiar tanto da gestante quanto do pai do bebê;
  • ♥ Apresentar a carteirinha de vacinação;
  • ♥ Exame físico e pélvico;
  • ♥ Ultrassom;

O que é feito na primeira consulta do Pré-natal?

Na primeira consulta seu médico vai pedir uma bateria de exames, entre eles: hemograma completo, glicemia de jejum, tipagem sanguínea e determinação do fator Rh, sorologias para hepatite B, Sífilis, HIV, toxoplasmose, citomegalovírus, exame protoparasitológico de fezes, exame de urina e urocultura, colpocitologia ...

Como funciona o Pré-natal particular?

O pré-natal particular é cobrado mensalmente, o valor é equivalente ao de uma consulta de rotina. A cobrança é independente do número de consultas realizadas no mês. Durante o pré-natal a paciente terá total disponibilidade e acesso à médica para dúvidas e outros imprevistos.

O que é necessário registrar no cartão da gestante?

Além das anotações essenciais no cartão de pré-natal, ressalta-se a importância de registrar os dados de exame clínico e resultados de exames laboratoriais e ou de imagem, cuidadosamente em ficha apropriada, arquivada na instituição ou no consultório.

O que tem na caderneta da gestante?

A caderneta apresenta os direitos da gestante antes e depois do parto, cartão de consultas, exames e vacinas com espaço para anotações, dicas para uma gravidez saudável, sinais de alerta, como tirar a certidão de nascimento e orientações sobre a gestação e o desenvolvimento do bebê.

Qual a importância do cartão da gestante?

O Cartão da Gestante foi criado no Brasil em 1988, com o propósito de armazenar informações, facilitando a comunicação entre os profissionais que realizavam a assistência pré-natal e os que realizavam o parto nas maternidades 1.

Como funciona o cartão da gestante?

Para adquirir o benefício, basta apresentar exames pré-natal As gestantes da cidade de São Paulo tem direito a um Bilhete Único especial a partir da confirmação da gravidez. O cartão pode ser usado em ônibus, micro-ônibus municipais e em trens do metrô e da CPTM.

Como preencher o cartão da gestante?

→ Nome da Gestante Preencher o nome da gestante atendida. Como já consta o número da gestação, o nome poderá ser abreviado, constando apenas o 1º nome e as iniciais dos outros nomes e sobrenomes, por exemplo, uma gestante de nome Maria José de Santos Coimbra, seria anotada como Maria J. S. C. na planilha.

O que significa au no cartão da gestante?

A medida da altura uterina (AU) é técnica simples para avaliar o crescimento fetal durante as consultas do pré-natal e a utilização de uma curva padrão de crescimento da AU em função da idade gestacional é eficaz para diagnosticar restrição de crescimento intra-uterino1.

Quantas consultas de Pré-natal a gestante tem direito?

No Brasil, a partir desse momento, o Ministério da Saúde recomenda que sejam realizadas no mínimo seis consultas (uma no primeiro trimestre da gravidez, duas no segundo e três no terceiro), Sendo ideal é que a primeira consulta aconteça no primeiro trimestre e que, até a 34ª semana, sejam realizadas consultas mensais.

Quantos dias a gestante pode faltar ao trabalho?

A partir do momento da gravidez, a gestante não pode ser desligada da empresa sem justa causa. Esse benefício é garantido desde o início da gestação, até 120 dias após o parto, sem prejuízo do emprego e do salário.

Qual os direitos das gestantes?

Toda mulher tem direito a realizar exames de acompanhamento pré-natal, dar à luz com segurança, à licença-maternidade e a amamentar o seu filho. O conhecimento das mães em relação a esses direitos é uma arma fundamental para que eles sejam respeitados na prática.