Além do efeito decorrente da sucção dos grãos, tornando-os chochos e enrugados, os percevejos injetam, durante o processo de alimentação, saliva contendo enzimas digestivas de modo a tornar o conteúdo liquefeito dos tecidos, as quais afetam a normal fisiologia e bioquímica dos locais próximos aos pontos de alimentação.
Podem escalar paredes e outras estruturas. O período de alimentação do inseto dura cerca de 5 minutos e depois ele volta ao seu abrigo. O percevejo vive em média de 6 a 9 meses. Pode viver até 1 ano sem alimento algum, em estado de dormência.
Tabela Comparativa dos Melhores Sprays de Percevejos
Os percevejos não causam doenças infecciosas. Sua picada é semelhante à picada de outros insetos que se alimentam de sangue, e pode causar irritação na pele. Você pode não notar certas picadas, mas algumas podem virar feridas maiores.
Os percevejos são atraídos pela sujeira, pelo calor, sangue e dióxido de carbono, no entanto a desorganização oferece ainda mais esconderijos. Confira abaixo os principais fatores que atraem percevejos.
Os percevejos de cama são insetos que se alimentam do sangue de animais de sangue quente, incluindo humanos; eles são atraídos pelo calor e pelo dióxido de carbono produzido pelo nosso corpo. As picadas são mais comuns à noite, quando a pessoa está dormindo ou parada por muito tempo.
O controle do percevejo de cama também pode ser feito com a lavagem de todos os materiais. Vestimentas, colchas e edredons devem ser levados à secadora de roupa ou expostos ao sol por várias horas. Em seguida, passe tudo a ferro quente, principalmente as costuras dos tecidos. Use aspirador de pó em todos os lugares.
A picada de percevejo coça bastante, pode provocar uma reação local com pequeno inchaço da região, calor local e vermelhidão. Algumas pessoas podem ter uma reação mais severa causada pela saliva do inseto.
A picada do barbeiro não doí, pois há um componente na saliva que anestesia, portanto a picada é indolor. Costuma sentir um coceira após um tempo por causa da irritação no local.
Sinais de uma infestação de percevejos de cama Pequenas manchas escuras - podem ser manchas de sangue nas roupas. Insetos vivos - apesar de serem pequenos (os adultos têm cerca de 4 a 5 mm de comprimento) é possível encontrar insetos vivos e as suas mudas de peles. Manchas de sangue - sobre os lençóis ou no colchão.
Confira alguns sintomas que você pode confundir com qualquer outro tipo de problema, mas que são bem comuns quando há presença de ácaros no colchão:
Os ácaros são pequenos animais, pertencentes à classe dos aracnídeos, que podem ser encontrados com frequência em casa, principalmente em colchões, travesseiros e almofadas, sendo considerado um dos principais responsáveis pelas alergias respiratórias.
De acordo com pesquisadores da Unicamp, um grama de poeira pode carregar até 40 mil ácaros. Ou seja, em dois anos de uso, um colchão pode estar recheado com 1,5 milhão de ácaros.
Quando os ácaros estão presentes, os sintomas costumam ser os mesmos de rinite, como espirros frequentes, nariz entupido, coriza e coceira nas mucosas.
Tratamento
→ Onde os ácaros vivem? Os ácaros são encontrados em diferentes habitat, tais como solo, plantas, pelos de animais, poeira, água e até mesmo a pele humana. Demodex folliculorum e o Demodex brevis são as duas espécies encontradas na pele dos homens. O primeiro é encontrado em poros e folículos pilosos, e o D.
Os ácaros dificilmente são vistos a olho nu: em algumas espécies maiores, os adultos podem medir de 0,25 a 0,75 mm, mas aquelas que vivem nas casas medem de 200 a 500 micrômetros, o que significa que só podem ser vistas pelo microscópio.
Parecidos com os carrapatos, mas numa versão microscópica, a espécie que é a verdadeira vilã da saúde das pessoas é chamada de ácaro doméstico, que vem da poeira. É ela a responsável por provocar diversas doenças alérgicas, como rinite, asma alérgica e dermatite atópica.
Os ácaros alimentam-se de células mortas de pele humana e animal. Tais células mortas são facilmente encontradas nos colchões, travesseiros, sofás, almofadas, brinquedos de pelúcia, locais onde os ácaros se alojam.
A imensa maioria dos ácaros presta um papel positivo no equilíbrio ecológico dos ambientes em que ocorrem, como os decompositores que são fundamentais na ciclagem de nutrientes em solos de mata natural, por exemplo.
Os ácaros são os principais criadores de substâncias causadoras de alergias, os alérgenos, numa casa ou num escritório. Centenas de milhares deles podem viver em roupas de cama, colchões, móveis estofados, tapetes, cortinas, aparelhos de ar condicionado e por aí vai.
A poeira doméstica que existe dentro dos quartos é formada por 80% de restos de pele humana, além de pelos de animais, pólen, etc. Ao se reproduzirem, os ácaros chegam a números elevados. Seus pellets (partículas microscópicas de fezes) são jogados para o ar e vão parar em travesseiros e colchões, por exemplo.
Então, vamos lá!
Prepare uma solução com 250 ml de água oxigenada 10 volumes, 3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio e 2 gotas de detergente ou sabão líquido para roupas. Aplique a mistura diretamente sobre o colchão, esfregue as áreas manchadas com uma escovinha e deixe secar naturalmente.
→ Onde os ácaros vivem? Os ácaros são encontrados em diferentes habitat, tais como solo, plantas, pelos de animais, poeira, água e até mesmo a pele humana. Demodex folliculorum e o Demodex brevis são as duas espécies encontradas na pele dos homens. O primeiro é encontrado em poros e folículos pilosos, e o D.