EQST

Como Funciona O ICMS A Recuperar?

Como funciona o ICMS a recuperar?

Como mencionado acima, o imposto a recuperar refere-se à subtração dos impostos que a empresa precisa recolher. Entenda melhor. Mais uma vez, utilizaremos o ICMS como exemplo. ... Esse saldo deverá ser subtraído no momento do cálculo do valor que a empresa precisa recolher ao final do mês-base.

Onde entra o ICMS a recuperar no balanço patrimonial?

Uma forma de contabilizar os impostos recuperáveis pagos na aquisição de mercadorias e insumos da produção é o registro, por ocasião da aquisição desses bens, em contas próprias, classificáveis no ativo circulante, intituladas “IPI a Recuperar” e "ICMS a Recuperar”.

Como se faz lançamento de ICMS a recuperar?

Uma forma de contabilizar os impostos recuperáveis pagos na aquisição de mercadorias e insumos da produção é o registro, por ocasião da aquisição desses bens, em contas próprias, classificáveis no ativo circulante, intituladas “IPI a Recuperar” e "ICMS a Recuperar”.

Como conciliar ICMS a recuperar?

A conciliação da conta de ICMS a recolher é feita a partir do MAPA x Conciliação contábil (H). A conciliação contábil é feita a partir do razão contábil mês a mês, neste que encontramos os fatos que ocasionam distorções no imposto a pagar.

Como fazer lançamento de compensação de impostos?

Contabilmente, os valores passíveis de compensação devem ser controlados em conta do Ativo Circulante (AC) do Balanço Patrimonial (BP) da empresa ("Tributos e Contribuições Sociais a Compensar (AC)", por exemplo), com a correspondente atualização (Taxa Selic), de acordo com a legislação de regência.

O que significa compensar em contabilidade?

O sistema de compensação é um controle à parte do sistema patrimonial, ou seja, enquanto este último engloba as contas que compõem o patrimônio da empresa como um todo (Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido), aquele abrange contas que servem exclusivamente para controle, sem fazer parte do patrimônio.

Qual a diferença entre impostos a recuperar e compensar?

Os impostos a compensar são classificados como ativo. ... Entretanto, é imprescindível saber que imposto a recolher sempre vai existir, enquanto o imposto a recuperar existe somente quando a empresa fecha o seu balanço patrimonial com um valor maior de créditos do que de débitos.

Onde fica a conta duplicatas descontadas no balanço patrimonial?

Os valores de face das duplicatas descontados são registrados numa conta redutora do ativo circulante, logo após a contaduplicatas a receber”. Esta conta recebe o nome de “duplicatas descontadas”, tendo saldo credor.

O que é ISS a recuperar?

São chamados impostos a recuperar porque no momento da venda da mercadoria, do valor a recolher, haverá um saldo de compras a recuperar, que deverá ser subtraído para o cálculo final do imposto a ser pago.

Como fazer lançamento de INSS a recuperar?

Você pode recuperar 30% do valor da guia. Ex: guia de 500,00 a pagar de INSS. x 30% = 150,00 valor que poderá ser compensado no mês. Lembrando que deve ser informado na SEFIP.

Como lançar uma Perdcomp na contabilidade?

Os recolhimentos de impostos por pagamentos, indevido ou a maior, devem ser contabilizados em um grupo do Ativo no Plano de Contas denominado "Impostos a recuperar". À medida que as compensações forem sendo efetuadas, você deve proceder com a baixa dos valores compensados.

Como fazer compensação de tributos federais?

Compense créditos tributários com valores de tributos devidos (impostos, taxas e contribuições). A declaração de compensação deve ser feita, regra geral, por meio do sistema web, ou programa, Pedido de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação (PER/DCOMP).

O que é tributos a compensar?

4.1.1.2 - Tributos a compensar são créditos que constitui moeda de pagamento de tributos da mesma espécie ou não e que, se não houver débito para compensá-lo, poderá gerar solicitação de restituição em dinheiro.

Como fazer o lançamento de apuração de impostos?

Relatório de Apuração de Impostos
  1. Acesse Consultas e Relatórios/Fiscal/Apuração de Impostos.
  2. Informe o período de apuração e o tributo a ser apurado. Exemplo: ICMS. São apresentadas todas as notas faturadas, o imposto devido, as retenções nas vendas, as compras, os créditos, o valor líquido a pagar ou a crédito.