Elas são negociadas diariamente na bolsa de valores e seus preços variam constantemente de acordo com a oferta e demanda. Câmbio: significa investir em uma determinada moeda. Assim como nas ações, esse ativo sofre muitas variações de preço. Basta observar o dólar frente à moeda brasileira, o real.
Balanço Patrimonial é um relatório que demonstra de maneira clara e precisa a situação financeira de uma empresa. Para isso, são considerados todos os ativos e passivos de um negócio, ou seja, seus bens, dívidas e lucros.
Parte do Balanço Patrimonial de uma empresa, o passivo contempla todas as despesas, dívidas e obrigações financeiras de um negócio. Dividido em circulante e não circulante, saber o que é passivo é essencial para manter a saúde financeira do seu negócio.
As principais contas que compõem o PCO são fornecedores, Salários e encargos sociais, Impostos e Taxas a Pagar e Adiantamento de Clientes. Não incorpora no PCO as contas de Empréstimos e Financiamentos bancários e títulos Descontados, que são utilizadas para o cálculo do Saldo em tesouraria.
Passivo circulante são as obrigações a serem pagas por uma empresa no período de um ano, como matérias-prima, contas a pagar, empréstimos com vencimento menor que 360 dias, impostos a serem recolhidos e provisões.
Sabemos que para determinar o passivo total temos que fazer o seguinte cálculo:
Passivo circulante é representado por todas as contas a pagar num curto prazo, como salários e encargos, fornecedores, empréstimos e financiamentos. ... Passivo não circulante representa todas as contas a pagar no longo prazo, por exemplo, empréstimos, dividendos e impostos a serem pagos nos próximos exercícios.
Basicamente, a diferença entre passivo circulante e não-circulante é o seu prazo de vencimento. ... Dessa forma, passivo circulante são as obrigações que devem ser pagas até 12 meses, enquanto o passivo não-circulante deve ser liquidado em um prazo superior a 12 meses.
Em outras palavras: ativo é o que se tem, enquanto passivo é o que se deve pagar. ... O passivo circulante engloba as obrigações contraídas pela empresa e que devem ser pagas no próximo ano, sendo representado por praticamente todas as contas e impostos que a empresa tem a pagar.
Marca, softwares, patentes e clientes, são os exemplos mais comuns de Ativo Não Circulante Intangível. Os Ativos Não Circulantes Intangível são considerados incorpóreos, por este motivo possuem valor econômico, porém são desprovidos de propriedade física, isto é, são bens que não podem ser tocados.
O denominado "Ativo Circulante" constitui-se no grupo de contas contábil que registra as disponibilidades (caixa, bancos conta movimento e aplicações financeiras), os títulos negociáveis (como duplicatas a receber), os estoques e outros créditos de realização a curto prazo, como adiantamento a fornecedores e empregados ...
Entram no ativo não circulante quatro subgrupos de ativos, cada um agrupando tipos diferentes de bens: ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.