EQST

Como Funciona A Xilogravura Nordestina?

Como funciona a xilogravura nordestina?

A Xilogravura é uma arte milenar que marca a identidade da cultura do Nordeste do Brasil e retrata o rico imaginário da cultura popular a partir de temáticas religiosas, políticas e até eróticas. A técnica consiste em talhar um pedaço de madeira usando facas e canivetes bem amolados.

Quais os mais conhecidos xilógrafos do Nordeste?

Quase todos os xilógrafos populares brasileiros, principalmente no Nordeste do país, provêm do cordel. Entre os mais importantes presentes no acervo da Galeria Brasiliana estão: Abraão Batista, José Costa Leite, J. Borges, Amaro Francisco, José Lourenço e Gilvan Samico.

Como a xilogravura chegou ao Nordeste?

A xilogravura chegou ao Brasil através da colonização portuguesa. ... A xilogravura incorporou-se e manteve sua tradição popular no Nordeste do Brasil, ilustrando a literatura de cordel. Os folhetos de Cordel foram trazidos ao país pelos colonizadores portugueses.

Quando surgiu a xilogravura no Nordeste?

O Surgimento da Xilogravura Porém, no caso do Nordeste, é no início do século XX que há uma primeira popularização da gravura, através dos jornais da época, como em O Mossoroense – o jornal paraibano mais antigo do interior nordestino.

O que é uma xilogravura de cordel?

Em geral, a xilogravura utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre o papel ou outro suporte adequado. É um processo muito parecido com um carimbo. No Alfa as crianças utilizaram papel, tinta guache e isopor para compor suas obras pessoais e, a partir delas, contar histórias.

Em que consiste uma xilogravura?

Xilogravura é uma técnica de impressão muito antiga que consiste numa gravura na qual se utiliza uma madeira como matriz, possibilitando a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte adequado. Esse processo é muito parecido com o carimbo.

Quais são os principais artistas da xilogravura nordestina?

Estes mestres gravadores ensinaram a lida ou inspiraram a obra da geração seguinte na região do Cariri, entre eles Stênio Diniz, José Lourenço, João Pedro do Juazeiro, Francorli, Cícero Lourenço, Nilo, Gilberto Pereira, Cícero Vieira, Hamurabi Batista e muitos outros, quase todos vindos da oficina gráfica Lira ...

Quem foi o iniciador da xilogravura no Nordeste do Brasil?

A literatura de cordel e a xilogravura, técnica de gravura na madeira, foram trazidas pelos portugueses, mas ganharam no Brasil personalidade e se tornaram uma marca do Nordeste. O trabalho do artista J. Borges une essas duas técnicas e é reconhecido no mundo inteiro.

Qual Estado surgiu a xilogravura?

O conceito de xilogravura surge apenas no século XX, sendo definido como a arte de se fazer gravuras em madeira ou a impressão obtida por meio desta técnica. Esta técnica segundo Herskovits (1986) surgiu na China, pois era utilizada para impressão.

Qual a origem de xilogravura?

A xilogravura é uma técnica de impressão de provável origem chinesa, conhecida desde o século VI. É uma das chamadas gravura em relevo, sendo utilizada no Ocidente desde a Idade Média.

Quando e onde nasceu a xilogravura?

O conceito de xilogravura surge apenas no século XX, sendo definido como a arte de se fazer gravuras em madeira ou a impressão obtida por meio desta técnica. Esta técnica segundo Herskovits (1986) surgiu na China, pois era utilizada para impressão.

Qual é a origem da xilografia?

A Xilografia é uma antiga técnica de origem chinesa, ao que tudo indica tendo seu inicio no século II, onde o artesão grava na madeira a imagem que pretende reproduzir, utilizando-a como matriz e possibilitando a reprodução de diversas imagens idênticas sobre papel ou outro suporte adequado.

O que é a técnica xilogravura?

Xilogravura é uma técnica de impressão muito antiga que consiste numa gravura na qual se utiliza uma madeira como matriz, possibilitando a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte adequado.

O que é arte de cordel?

A literatura de Cordel consiste em folhetos contendo poemas populares, expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome. É um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos.

Como é que se faz a xilogravura?

Xilogravura no isopor
  1. Materiais. ...
  2. Recorte as bordas da bandeja, pois você só vai usar a parte plana. ...
  3. Peça para seu filho desenhar forçando o lápis até afundar o isopor. ...
  4. Ajuste as bordas da placa, para que o desenho fique com uma moldura bonita. ...
  5. Escolha a cor da tinta e passe com o rolinho na placa de isopor, cobrindo bem.
Mais itens...

Quais são os tipos de xilogravura?

Existem dois tipos de xilogravura: a xilogravura de fio e a xilografia de topo que se distinguem através da forma como se corta a árvore.

Quais os principais artistas da xilogravura no Brasil?

Com isso, diversas obras foram produzidas com a utilização da xilogravura, formando diversos xilógrafos, principalmente na Região Nordeste do país. Gilvan Samico, Abraão Batista, Amaro Francisco, José Costa Leite, José Lourenço e J. Borges estão entre os principais xilógrafos brasileiros.

Qual é o processo de literatura popular praticado no Nordeste que trabalha também com a xilogravura?

O movimento armorial tem uma ligação com o espírito mágico do Romanceiro Popular do Nordeste – a literatura de cordel – com a música de viola, rabeca, pífano, que acompanha seus “cantadores”, e com xilogravuras, ilustração de suas capas, assim também com o espírito e a forma das artes e espetáculos populares.

Como e onde surgiu a xilogravura?

O conceito de xilogravura surge apenas no século XX, sendo definido como a arte de se fazer gravuras em madeira ou a impressão obtida por meio desta técnica. Esta técnica segundo Herskovits (1986) surgiu na China, pois era utilizada para impressão.