Coloque uma meia calça que caiba em você em um pedaço de papel grande para criar o molde. Contorne a borda de uma metade da meia calça com uma caneta e certifique-se de que a linha está reta mesmo que perna esteja curvada.
Possivelmente uma técnica já adotada por mães e avós, a boa e velha base de unha incolor é o material essencial para consertar uma meia-calça rasgada ou desfiada, amenizando o aspecto e evitando que esse buraco aumente.
Logo que comprar a meia, retire-a da embalagem e coloque-a sob uma torneira de água fria até que fique úmida. Em seguida, coloque-a em um saco plástico e leve ao congelador durante a noite. Na manhã seguinte, retire do freezer e deixe descongelar. Você só precisará fazer isso uma vez.
Esfregue o local com uma mistura de água e suco de limão. Não saiu mesmo assim? Faça uma pasta de bicarbonato de sódio e água, deixe ela lá por alguns minutos e depois jogue a peça na máquina de lavar.
Ponha a peça em uma superfície plana. Com a ponta de um alfinete, continue colocando o fio puxado novamente dentro da trama do tecido. Para isso, erga um pequeno comprimento (menos de 3 mm) de cada lado do fio puxado. Continue fazendo isso e, ao mesmo tempo, movendo o alfinete para longe da área afetada 6 mm por vez.
Confira nossas dicas para não errar mais!
Utilize o gancho de crochê para puxar cuidadosamente o fio solto para o lado de dentro do suéter, empurrando o gancho para cima, através do suéter, o mais próximo do fio possível e arrastando-o pelo tecido.
Use uma segunda agulha de feltragem para empurrar as camadas de lã. Comece por uma extremidade do buraco e dê pequenos golpes com a agulha, para cima e para baixo repetidamente para feltrar as camadas da blusa. Repita o processo pelo comprimento do buraco até a outra extremidade para fechá-lo completamente.
Como reparar fios puxados em tecidos de cetim
Passe a lã ou linha sobre o buraco, para a frente e para trás até aos pontos de contorno, em filas paralelas bem juntas. Deixe uma pequena volta na ponta de cada fila para permitir a retracção da linha. Depois, teça perpendicularmente aos fios, passando a linha ou lã alternadamente por cima e por baixo.
Use agulha e linha para simplesmente costurar o rasgo pequeno. Aplique uma pequena camada da cola adesiva de borracha dentro da jaqueta para selar o reparo.
Caso queira costurar à mão, utilize um ponto ziguezague manual.
Remendando um buraco. Tente emendar tecidos mais pesados com um ferro de passar. Coloque o tecido extra sobre a parte rasgada, em seguida utilizando o ferro de passar quente o suficiente para que a emenda prenda no tecido. Costure em volta para reforçar o remendo.
Corte pedaços dos seus velhos lençóis e use cola para que adiram à sua mobília ou paredes. Pode ainda experimentar padrões diferentes para cada gaveta num armário, como detalhado aqui.
Ou simplesmente umedeça o tecido onde foi costurado, e passe o ferro quente com um pano por cima, que os furinhos somem. Assim a trama que foi separada pela espessura da agulha ao furar o tecido, volta ao seu lugar fazendo com que esses “furinhos” desapareçam.
Passo a passo