A anamnese alimentar Por meio de uma conversa detalhada ou até com o preenchimento de um questionário previamente elaborado, o nutricionista deve analisar a quantidade e qualidade de alimentos ingeridos pelo paciente no seu dia a dia.
Além de realizar do preventivo quando indicado, a partir do exame especular pode- se descrever o colo do útero quanto à coloração da mucosa, à presença de mácula rubra ao redor do orifício externo e em relação à configuração do orifício externo, habitualmente puntiforme em nulíparas e em fenda transversa em multíparas.
O médico ginecologista examina a parte exterior da vagina da paciente e observa se há algum corrimento ou anormalidade, logo após, introduz um espéculo vaginal (também conhecido como bico de pato) na vagina, para que seja possível a visualização do colo do útero.
O exame das mamas divide-se em inspeção estática, dinâmica e palpação. Na inspeção estática, coloca- -se a paciente sentada de frente para o observador, com o tórax desnudo, e membros superiores relaxados ao lado do corpo.
A palpação deve ser feita com os dedos da mão juntos e esticados em movimentos circulares em toda a mama e de cima para baixo. Depois da palpação da mama, deve-se também pressionar os mamilos suavemente para observar se existe a saída de qualquer líquido.
O principal objetivo da avaliação da função pulmonar é identificar a severidade de distúrbios pulmonares. O teste da função pulmonar apresenta propósitos diagnósticos e terapêuticos e ajuda o clínico a responder algumas questões gerais sobre os pacientes com doença pulmonar.