Pode testar seu nível de cetonas usando tiras de urina (cetonúria) ou tiras de teste no sangue (cetonemia) com um medidor de glicemia que faça também o teste de corpos cetónicos no sangue.
Normalmente quando há corpos cetônicos na urina há também no sangue, sendo essa situação denominada cetose. É possível identificar a presença de corpos cetônicos por meio de alguns sintomas como sede excessiva, vontade de fazer xixi frequentemente, hálito com sabor metálico e náuseas, por exemplo.
Ketons de medição: as tiras de teste Keto perfeitas são usadas para medir se você está em cetose com base em cetonas na sua urina. É mais fácil de usar do que um medidor de sangue de glicose ou monitor de analisador de hálitos. Resultados rápidos: apenas mije em uma tira, ou em um copo e mergulhe a tira.
A cetonúria caracteriza-se, clinicamente, pelo surgimento de corpos cetónicos na urina, sendo um sinal de descompensação das diabetes.
Cetonúria em pacientes hígidos geralmente não tem qualquer significado clínico, uma vez que uma série de condições não necessariamente patológicas como jejum prolongado, dieta hiperlipídica, gestação, lactação, uso de Ácido acetilsalicílico, Ácido Ascórbico ou Ácido Valpróico podem ser causa de seu aparecimento.
A albuminúria corresponde à presença de albumina na urina, que é uma proteína responsável por diversas funções no organismo e que normalmente não é encontrada na urina.
A presença de bilirrubina na urina normalmente é indicativo de problemas no fígado e pode ser percebida devido à cor amarelo-escuro a alaranjada do xixi, sendo confirmado por meio do exame de urina.
O exame de bilirrubina serve para diagnosticar e/ou monitorar doenças do fígado, como cirrose, hepatite, ou cálculo biliar. A bilirrubina é uma substância alaranjada produzida quando o fígado decompõe glóbulos vermelhos velhos. A bilirrubina é então removida do corpo através das fezes e uma pequena porção na urina.
O aumento de sua concentracao na urina eh encontrado nas hepatopatias, nos disturbios hemoliticos e nas porfirias. A ausencia do urobilinogenio na urina e nas fezes significa obstrucao ducto biliar, que impede a passagem normal de bilirrubina para o intestino.
O urobilinogênio é um produto da degradação da bilirrubina pelas bactérias presentes no intestino, que é levado para o sangue e excretado pelo rim. No entanto, quando há grande quantidade de bilirrubina produzida, acontece um aumento na concentração de urobilinogênio no intestino e, consequentemente, na urina.
A ausência do urobilinogênio na urina e nas fezes significa obstrução do ducto biliar, que impede a passagem normal de bilirrubina para o intestino.