O professor pode pedir para os alunos calcularem a massa molar (M = m/n) do gás butano, com o auxílio da equação de estado dos gases (PV = nRT). Considere o gás butano como um gás ideal, a pressão atmosférica (P) igual a 1 atm e o valor da constante universal dos gases (R) igual a 0,082 atm. L.
Em uma temperatura de 20ºC, a pressão máxima de vapor da água é igual a 17,535 mmHg; a 50 ºC, ela passa para 98,51 mmHg; já a 100ºC, é de 760 mmHg. Isso nos mostra que a pressão máxima de vapor é proporcional à variação da temperatura e inversamente proporcional à intensidade das interações intermoleculares.
Para se calcular a pressão em uma panela de pressão não usaremos a Equação Geral de Estado do Gás Ideal. O que existe dentro da panela é de fato VAPOR de água e água líquida e a pressão de vapor cresce mais rapidamente com a temperatura do que acontece com um gás ideal.
A pressão máxima absoluta de operação de uma panela de pressão é cerca de 2 atm; portanto a diferença de pressão entre o meio interno e o externo (a pressão manométrica) é cerca de 1 atm. Uma panela de pressão construída para operar com tal pressão certamente suporta pressões maiores por motivos de segurança.
Em dado momento, a válvula de pressão (ou seja, o pino que fica bem no meio da tampa) começará a chiar e balançar. Mas, não é preciso entrar em pânico: o chiado da válvula é sinal de que a panela está funcionando. Isso acontece porque ela passa a dosar a quantidade de vapor quando o conteúdo pega fervura.
O líquido dentro da panela de pressão abre fervura e se estiver muito próximo à tampa, isso causará um grande vazamento pelo pino e vai sujar tudo o que for possível na cozinha.
Significa que há entupimento na tampa e você precisa desligar o fogão rapidamente, evitando que mais pressão acumule. Espere o vapor que está nela sair totalmente e retire a válvula de controle para desentupi-la. Feita a limpeza, é só colocar de volta a sua tampa na panela para continuar o cozimento.
Leve ao fogo alto até ferver. Quando o pino começar a chiar e a balançar, abaixe o fogo. Depois que o tempo de cozimento passar, desligue a panela, espere esfriar e sair toda a pressão de dentro naturalmente. NUNCA ABRA A PANELA SEM RETIRAR TODA A PRESSÃO.
Quando a água e os alimentos são colocados na panela e levados ao fogo, o calor eleva a temperatura da água até o ponto de fervura. ... Além desse limite a pressão interna consegue levantar o pino da válvula, liberando vapor e impedindo que a pressão interna aumente e a panela exploda.
Como usar panela de pressão
A panela de pressão aumenta a pressão interna e possibilita a fervura da água acima do seu ponto de ebulição, que é 100°C. Assim, ela cozinha os alimentos de forma mais rápida. ... Isso porque o objeto aumenta a pressão interna e possibilita a fervura da água acima do seu ponto de ebulição, que é 100°C.
A água ferve quando suas bolhas preenchidas de vapor de água vencem a pressão atmosférica que as empurram para o fundo do recipiente. À medida que fornecemos calor, chega um determinado ponto em que a pressão dentro da bolha de vapor fica maior que a pressão externa e a bolha sobe.