1. Caixa d'água
O que é o projeto hidrossanitário? É o planejamento de todo o sistema hidráulico e sanitário do imóvel. Tem como finalidade o perfeito fornecimento de água para toda edificação, e correto descarte do esgoto e da água poluída.
A engenharia hidráulica é o ramo da engenharia civil, engenharia mecânica e engenharia sanitária que se ocupa do fluxo e do transporte de fluidos, especialmente de águas e esgotos. ... Uma característica destes sistemas é a do uso extensivo da gravidade como força motriz para provocar a movimentação dos fluidos.
Com o hidrômetro você controla o consumo de água na sua residência, comércio ou indústria. ... O cavalete liga a tubulação da sua obra à rede de distribuição de água e possibilita a instalação do hidrômetro e filtros.
Barrilete é o conjunto de tubulações nas instalações hidráulicas prediais que se originam nos reservatórios e se derivam para as colunas de distribuição. ... Barrilete é o conjunto de tubulações nas instalações hidráulicas prediais que se originam nos reservatórios e se derivam para as colunas de distribuição.
Recebe o nome de barrilete a estrutura hidráulica originária de um reservatório de água superior com a função de alimentar todas as acomodações de uma edificação através de suas colunas de distribuição.
Barrilete ramificado Já os barriletes ramificados, devido ao fato de possuírem menos registros e conexões – são mais econômicos quando comparados aos concentrados – mas também suas tubulações são mais espaçadas, e em alguns casos são instaladas em locais de livre acesso.
No ramo de construções, barrilete significa o sistema de instalação hidráulica de um prédio, ou seja, toda tubulação que se origina de um reservatório superior e alimenta todos os ramais prediais das colunas de distribuição de um edifício.
Barrilete Superior – Abaixo do reservatório superior e acima da laje de forro, é situado o barrilete, provido de registros que comandam toda a distribuição de água e de onde partem as colunas de alimentação.
Barriletes são parte do sistema de hidrantes e de combate à incêndios, muito comuns em prédios, comerciais e apartamentos, colégios, faculdades e hospitais, são responsáveis por liberar a água à qualquer sinal de incêndio.
O alimentador predial é a tubulação que liga a fonte de abastecimento a um reservatório de água de uso doméstico. Os reservatórios são unidades hidráulicas de acumulação e passagem de água com a finalidade de armazenar água e de regular a pressão. Nenhum edifício será abastecido diretamente pela rede pública.
A vazão a ser considerada para o dimensionamento do alimentador predial é obtida a partir do consumo diário: onde: QAP é a vazão mtnima a ser considerada no alimentador predial (l/s) CD é o consumo diário (l/dia).
Os 07 passos para dimensionar tubulações de água fria
A partir da somatória total de pesos, podemos determinar a vazão (Q) utilizando a fórmula ou o ábaco 1.
Como limite prático, a altura do reservatório com relação à via pública não deve ser superior a 9 m. Quando o reservatório não pode ser alimentado diretamente pela rede pública, deve-se utilizar um sistema de recal- que, que é constituído, no mínimo, de dois reservatórios (inferior e superior).
Para dimensionar os shafts é preciso saber primeiro a sua natureza (ventilação ou tubulações) e qual a demanda que este shaft precisa antender. Um shaft para um banheiro por pavimento é diferente de um shaft que atenda a dois banheiros por unidade, por exemplo, e compartilhe o espaço entre os encanamentos.
Também é uma das mais simples. Se você medir a distância vertical em metros entre o nível superior da água (provavelmente de uma caixa d'água ou reservatório) até a saída de água terá a pressão em m.c.a.
1 m.c.a. equivale a pressão que uma quantidade de água faz a 1 metro de altura. Comentando sobre chuveiros, normalmente eles precisam de no mínimo 1,5 m.c.a. ou 40 m.c.a. no máximo.
Descubra agora como aumentar a pressão da água no encanamento