Antes de realizarmos a divisão em si, precisamos ter os dois números, divisor e dividendo, no mesmo formato, ou seja, ambos precisam estar inteiros ou decimais. Para isso, devemos colocar, portanto, um 0 depois do número inteiro e então desconsideramos as vírgulas.
Quando um número inteiro menor é dividido por outro número inteiro maior, deve-se iniciar colocando 0 , no quociente e, após fazer isso, adiciona-se um \(0\) ao dividendo (primeiro zero em vermelho adicionado).
Divisão com dividendo menor que o divisor Quando o dividendo é menor que o divisor devemos adicionar um zero e uma vírgula ao quociente e também um 0 ao dividendo antes de iniciar a divisão. Neste caso teremos um quociente decimal menor que 1.
Divisão infinita ou dízima periódica é um número que quando escrito no sistema decimal apresenta uma série infinita de algarismos decimais que, a partir de certo algarismo, se repetem em grupos de um ou mais algarismos, ordenados sempre na mesma disposição e chamados de período.
Divisão finita é quando os elementos tem um fim , e a divisão infinita é quando a sequencia não possui fim (ou resto) , um exemplo simples dessa questão é a sequencia dos números naturais .