Eupátridas: Eram os cidadãos de Atenas que tinham direitos de participação política, formavam a mais alta classe em Atenas. ... * Escravos: Em Atenas os escravos eram propriedades privadas, e não pertenciam ao Estado como em Esparta. Sendo assim a pirâmide fica: Eupatridas, Metecos e Escravos. Espero ter ajudado !
Ao contrário dos esparciatas, os periecos podiam dedicar-se ao comércio e à indústria artesanal. A segunda camada social era composta por populações livres, porém sem direitos políticos, embora lhes coubesse administrar as comunidades, fora da cidade de Esparta; onde viviam.
Os espartanos herdaram a tradição militar de seus ancestrais dórios e tornaram-se excelentes soldados, temidos em todo o mundo grego. Atributos como força física, coragem, bravura e instinto de liderança eram valorizados na sociedade espartana.
Na Antiguidade, a cidade-estado grega de Esparta era muito voltada para as atividades militares. ... Extremamente rigorosa, a educação espartana tinha como objetivo principal formar soldados fortes, valentes e capazes para a guerra.
Esparciatas ou Homoios constituíam uma das divisões da sociedade espartana. Eram os cidadãos espartanos que permaneciam à disposição do exército ou dos negócios públicos. Em geral, não podiam exercer o comércio nem vender suas terras, sendo sustentados pelos servos. ... Os esparciatas eram a camada dominante de Esparta.
Uma das atividades principais dos Espartanos eram as batalhas, que, eles lutavam contra outros povos.
Esparta era uma cidade militarizada, com rígida disciplina social e que usava da força para controlar o grupo dos hilotas, os escravos que trabalhavam nas terras dos esparciatas. Um grupo intermediário era os periecos, composto por homens livres que sobreviviam de diferentes ofícios.