Nessa época existiam também outros matemáticos então assim nascem várias outros tópicos em matemática. As descobertas atribuídas a ele foram: O Teorema de Pitágoras, o desenvolvimento da tábua de multiplicação, o sistema decimal e as proporções aritméticas.
Pitágoras foi um exímio geômetra, deixando como principal contribuição para a Matemática a descoberta da relação de igualdade entre o quadrado da hipotenusa e a soma dos quadrados dos catetos no interior de um triângulo retângulo, o que ficou conhecido como teorema de Pitágoras.
Pitágoras foi um importante matemático e filósofo grego da Antiguidade. As principais áreas de estudo e reflexão filosófica e científica de Pitagoras foram a Metafísica, a Matemática, a Ética, a Mùsica, a Política e a Astronomia. Porém, atualmente, ele é mais conhecido por ter sido o criador do Teorema de Pitágora.
O pensador criou um novo instrumento musical, o monocordo. Através da divisão exata de espaços nesse instrumento, ele conseguiu alcançar diferentes notas musicais e, com isso, criou uma escala dividida de maneira completamente diferente da que era utilizada até então.
Sua principal teoria era baseada nos números. Enquanto os filósofos de Mileto acreditavam que a causa de tudo era um elemento físico ou o infinito de Anaximandro, o pensador defendia que os números eram o motivo e o princípio de tudo. ... Mas os números de Pitágoras eram diferentes dos nossos algarismos./span>
Xenófanes foi um dos filósofos da Escola Eleata e um dos primeiros pensadores gregos a defender o monoteísmo e a origem de tudo a partir da unidade.
O pensador acreditava que nosso pensamento seria capaz de alcançar a compreensão total, genuína. De todos os filósofos que precederam Platão, Parmênides é considerado o que mais influenciou as gerações posteriores. Ele pregava que a matéria é imutável, imóvel, indivisível e nada pode destruí-la.
Os eleatas lidavam com os conceitos de ser , não ser , movimento , tempo , espaço , continuidade e defenderam a unicidade estática de tudo o que existe, i.e., um Uno eterno e imutável./span>
Xenófanes escreveu em versos sua oposição às ideias de Tales, Anaximandro e Anaxímenes. Chegaram até nós diversos de seus versos e de suas idéias filosóficas. ... Xenófanes era de Colofão mas viajou por diversos lugares das colônias gregas itálicas.
As observações da natureza de Anaximandro fizeram com que o pensador, ao contrário de Tales, não apresentasse uma teoria cosmológica fundada em um elemento definido e palpável, mas entendesse que existia uma complexa relação no Universo que daria origem a este. A essa relação elementar, ele chamou ápeiron.
Seguindo os passos de Tales de Mileto, Anaximandro tentou desvendar o mistério sobre o princípio único e primordial da vida, que para seu mestre, era a água. ... Assim, a “arché” inclui um dos quatro elementos como gerador de tudo (água).
Enquanto que os seus predecessores, Tales de Mileto e Anaximandro, propuseram que o arqué ou arkhé (princípio da vida), a substância primária, era a água e o ápeiron respectivamente, Anaxímenes afirmava ser o ar a sua substância primária, a partir da qual todas as outras coisas eram feitas.
Anaximandro (em grego: Ἀναξίμανδρος; a.C. 610 — 546 a.C.) foi um geógrafo, matemático, astrônomo, político e filósofo pré-Socrático; discípulo de Tales, seguiu a escola jônica. ... Além de definir o princípio, Anaximandro se preocupa com os "comos e porquês" das coisas todas que saem do princípio.
Já para Anaxímenes, o elemento primordial era o ar, o princípio de todas as coisas. ... Em sua teoria cosmológica, defendeu que a Terra é plana e estaria flutuando no ar. Já a lua, para ele, refletia a luz do sol e os eclipses representavam uma obstrução planetária por outro corpo celeste.
Escola de Mileto
TurquiaMileto
Ao contrário de Tales, que explicava o cosmos a partir da água, e de Anaximandro – que argumentou com base em um elemento chamado ápeiron –, Anaxímenes de Mileto construiu sua filosofia centralizando o ar.
Utilizando-se da observação e contemplação dos seres e processo naturais, o filósofo buscou compreender o movimento e a relação entre os contrários, fato que culminou na hipótese de que essas relações poderiam conter a chave para a explicação da origem./span>
Anaximandro de Mileto (610 a.C. – 547 a.C.) foi discípulo de Tales, o primeiro filósofo. ... Assim como seu mestre, o pensador continua investigando qual seria a provável origem (arché) de todo o universo (cosmos) e da natureza (physis).