Uma solução de 5% de leite cru de vaca e 95% de água já pode ser utilizada para controlar o oídio – doença que ataca diversas culturas, causando a morte das plantas e prejuízos aos agricultores.
Algumas medidas de manejo para o míldio na cultura do milho são:
Significado de Míldio substantivo masculino Doença provocada por um cogumelo parasito que ataca as folhas da videira, que se cobrem de uma camada amarela inicialmente, depois escura. (A batata, a beterraba, o lúpulo, também podem ser afetados por míldios particulares.
Os sintomas do oídio são fáceis de identificar. Inicialmente aparecem pontos brancos ou cinzentos, pulvurulentos e irregulares sobre as folhas, caules, flores ou frutos. Estes pontos vão aumentando e confluindo, formando grandes manchas. O aspecto geral é de que caiu farinha sobre os órgãos afetados.
O míldio da videira é causado pelo fungo Plasmopara viticola. Esta é uma das principais doenças da videira no Submédio do Vale do São francisco, especialmente no primeiro semestre do ano quando há alta umidade relativa e ocorrência de chuvas contínuas na região.
Folha de tomate Uma forma de aproveitar suas folhas antes de morrerem é fazer inseticida natural. Para isso, preencha dois copos com folhas de tomate picadas e adicione água. Deixe essa mistura descansando por uma noite, acrescente mais dois copos d'água e pulverize nas plantas durante o sol baixo.
O extrato de alho e cebola é um inseticida natural indicado para o combate dos pulgões em plantações de beterraba, alho e cebola. Nas plantações de tomate, o mesmo extrato é um excelente fungicida natural. O extrato de alho e cebola pode ser feito em qualquer local e seus ingredientes são de fácil acesso.
A Murcha-bacteriana é uma doença de solo que causa murchadeira nas plantas afetadas. É causada pela bactéria de solo Ralstonia solanacearum em condições de temperatura e umidade elevadas.
Apesar de serem inúmeras as doenças causadas por fungos, algumas principais são:
PERÍODO DE LATÊNCIA: intervalo entre a exposição a agentes patológicos e início dos sinais e sintomas da doença.
Entre os problemas econômicos que as doenças de plantas podem acarretar, estão as perdas de produção de uma lavoura agrícola ou o aumento de custos para controle de doenças por meio de agrotóxicos. suscetível a doenças, com a possibilidade até de perda dessas variedades.
O que é? A fitossanidade é um conceito utilizado para classificar a proteção de plantas ao ataque de pragas e doenças que atingem sua saúde. Ele foi criado no início do século XX, antes mesmo do desenvolvimento das primeiras técnicas para solucionar e prevenir essas condições prejudiciais para a lavoura.