Caso você utilize o Instagram para negócios, provavelmente já sabe que o Instagram Stories é uma maneira muito eficaz de se envolver com usuários mais jovens. Segundos pesquisas, em 2019, 500 milhões de contas usaram o Instagram Stories todos os dias e 67% de todos os usuários do Instagram apresentam idades entre 18 e 29 anos. Dessa forma, os recursos interativos do Stories, como pesquisas, perguntas e filtros do Instagram, são maneiras divertidas das marcas conseguirem se envolver com esses usuários. Portanto, pensando nisso, montamos um tutorial de como adicionar filtro no Instagram, ou seja, como fazer o seu próprio filtro.
Conheça as principais funcionalidades e saiba como criar o seu.
O Spark AR Studio disponibiliza diversos modelos personalizáveis de experiências com realidade aumentada. São divididos em duas categorias principais: “Sharing Experience”, voltados para o compartilhamento a partir dos Stories; e “Video Calling Experience”, com opções de efeitos para uso em tempo real por uma videoconferência.
A partir desse momento, você terá uma prévia mais realista do resultado do seu filtro, com suas imagens e textos inseridos no modelo de simulação. A qualquer momento, também é possível alterar configurações dos materiais, texturas e objetos, com uma boa oportunidade para fazer testes de diferentes efeitos.
O filtro do Instagram é um programa que permite aos usuários produzir vários “efeitinhos” para a postagem de fotos ou de vídeos com secundagem reduzida (Instagram Reels) nos seus Stories. Na verdade, os filtros são máscaras pré-definidas por softwares que idealizam modelos cuidadosamente estudados e antenados com as tendências do momento. Como essas máscaras são adaptáveis ao formato dos rostos de cada um, basta escolher a base e dar asas à sua imaginação.
Lembre-se de que os filtros de AR do Instagram são diferentes dos filtros predefinidos. Os filtros predefinidos do Instagram elevam a qualidade das fotos em um toque, para que você não precise gastar muito tempo editando fotos no Instagram. Por outro lado, os filtros de AR do Instagram são um elemento interativo apenas para o Instagram Stories.
Clique novamente no ícone de “+”, selecione “Import” e escolha um arquivo do seu computador. Essa imagem será adicionada como uma textura, armazenada na aba “Textures”. Para inseri-la, selecione o seu material novamente e, no canto direito da tela, escolha a imagem na aba “Textures”.
Por exemplo, você pode alterar a cor e a intensidade da luz ambiente. Dessa forma, as imagens abaixo mostram o ativo 3D sem iluminação ambiente (em cima) e com iluminação ambiente (em baixo).
Encontre o filtro "game de perguntas". Ele é o vigésimo primeiro Story desse destaque, então dê 20 toques na tela; Depois de achado, clique no nome "game de perguntas", no canto superior esquerdo, para experimentar o efeito; Quando câmera de selfie reconhecer seu rosto, dê um toque na tela para o jogo começar.
Em seguida, veja os tutoriais no Centro de aprendizagem da ferramenta para ter uma ideia da interface do programa. Para isso, basta clicar aqui. Dessa forma, quando estiver pronto para começar, decida se você deseja criar um filtro a partir do zero ou escolher um dos oito modelos pré configurados que existem.
Precisa de mais orientação? Está curioso sobre filtros de rosto, filtros de iluminação ou outros efeitos de AR? O Spark AR possui vários guias úteis em seu Centro de aprendizagem:
Os filtros de realidade aumentada (AR) são efeitos gerados por computador em camadas sobre a imagem da vida real que sua câmera exibe. No Instagram Stories, um filtro de AR altera a imagem exibida pela câmera frontal ou traseira.
Além disso, ao visualizar um filtro de AR para o Instagram Stories, há um botão “try it” (experimentar) no canto inferior esquerdo da tela. Os usuários podem salvar o filtro para uso posterior pressionando o botão “upload”, que é o primeiro no canto inferior direito da tela.
No software, é possível criar a partir de um arquivo em branco ou utilizar os templates disponíveis. São oferecidas opções variadas, com distorção de face, presença de objetos em escala, itens de decoração na cabeça ou no pescoço, mudanças de cabelo, efeitos acionados por movimentos, entre outros.
Antes de fazer o upload do filtro para avaliação, você pode testá-lo diretamente pelo aplicativo do Instagram (Android | iOS). No Spark AR Studio, clique no ícone de uma seta com celular na barra de ferramentas da lateral esquerda. Em seguida, escolha em qual rede social deseja fazer o teste e pressione “Send”.
Agora, você verá um objeto de espaço reservado no painel central quando abrir o modelo. Esse painel central é chamado de Viewport. É aqui que você criará seu filtro.
Agora, ao se familiarizar com esta plataforma, você aprenderá rapidamente como trabalhar com seus outros modelos, ou então, como criar um filtro de AR em uma tela em branco.
Em seguida, a janela de produção de Stories será aberta com o filtro ativo. Não é possível realizar publicações durante a fase de experimentação, mas aproveite para conferir possíveis falhas e correções necessárias no seu efeito.
A ferramenta usada é o Spark AR Studio, disponivel para macOS e Windows. O software disponibiliza diferentes opções de filtros em realidade aumentada, com texturas, gráficos 3D e a opção de fazer o teste no seu celular. Todo o processo de criação é feito pelo programa, desde os testes até o upload para as plataformas.
Os filtros com brincadeiras de perguntas do Instagram, de um modo geral, funcionam da mesma maneira. O usuário deve tocar e segurar o círculo no centro da tela para gravar. Então, com a outra mão, deve encostar no display para dar início ao jogo e sortear as perguntas.