os animais dessa região apresentam características de adaptação ao clima, como o desenvolvimento de hábitos noturnos, comportamentos migratórios e "hibernaçoes". FLORA: são árvores baixas, troncos tortuosos e que apresentam espinhos e folhas que caem no período da seca(Xeromórfica).
É a maior das mesorregiões do nordeste, englobando a maioria das Unidades Federativas nordestinas. Seu clima predominante é o semiárido, caracterizado pelos longos períodos de seca. ... O sertão é profundamente marcado pela questão da seca e da fome, o que costuma ser generalizado para todo o nordeste.
Meio-norte – é uma faixa de transição entre a Amazônia e o sertão semiárido do Nordeste, é composta pelos estados do Maranhão e oeste do Piauí. A vegetação natural dessa área é a mata de cocais, carnaúbas e babaçus, em sua maioria. Apresenta índices pluviométricos maiores a oeste.
Na região central do Meio-Norte observa-se a ocorrência do clima Tropical Semiúmido. Com período seco mais extenso, podendo atingir os seis meses entre o inverno e a primavera, tem regime pluviométrico consideravelmente mais baixo, atingindo médias anuais de 1.
A Região Nordeste é dividida em quatro sub-regiões: meio-norte, zona da mata, agreste e sertão. ... O meio-norte corresponde à faixa de transição entre o sertão semiárido do Nordeste e a região Amazônica, inclui os estados do Maranhão e oeste do Piauí.
Resposta. Bom é chamado assim, pois é a região de transição entre a Amazônia e o Sertão.
As principais atividades econômicas desenvolvidas no Meio-Norte são o extrativismo mineral e vegetal, agricultura comercial, pecuária extensiva, turismo e serviços.
A propriedade rural predominante na região do meio norte compreende os grandes latifúndios, onde atividades econômicas e agrícolas são amplamente desenvolvidas no território. Isso indica a pouca participação da agricultura familiar no território.