Em matemática, uma matriz elementar é uma matriz que difere da matriz identidade por uma única operação elementar de linha. As matrizes elementares geram o grupo linear geral de matrizes invertíveis.
II – A matriz é a matriz identidade com a primeira linha multiplicada por 2 e a segunda linha multiplicada por 5. Epaa, peraí! Essa matriz passou por DUAS operações elementares. E pra ser elementar de verdade só podia passar por uma :/ Então essa afirmativa é falsa!
(c)
Resolva cada um dos seguintes sistemas por eliminação de Gauss-Jordan:
c)
Resolva cada um dos seguintes sistemas por eliminação de Gauss-Jordan:
c)
" />Aplicando uma operação elementar à matriz obtem-se a matriz . Assinale a resposta certa abaixo:
Onde é a matriz identidade, já que a matriz foi totalmente escalonada.
Da mesma forma que o exercício anterior, pra sabermos se essas matrizes são elementares ou não, temos que ver se com apenas uma operação elementar nós conseguimos chegar na matriz identidade. E nossas operações elementares são:
Sejam e matrizes quadradas.
Considere as afirmativas:
Essa tabela apresenta dados em duas linhas (tipos de bolo) e duas colunas (meses do ano) e, por isso, trata-se de uma matriz 2 x 2. Veja a representação a seguir:
I – As matrizes e são ambas elementares.
Já no segundo procedimento, foi realizado , então a matriz elementar vai ser uma matriz identidade onde é a soma de com :
E a terceira e última matriz elementar vai ter a operação em cima da matriz identidade:
(a)
Ao invés de escalonar aplicando as operações elementares na matriz diretamente, a gente pode simplesmente multiplicar ela pelas elementares e assim obtemos a matriz escalonada:
Dada a matriz:
Escreva as matrizes elementares do escalonamento dessa matriz.
No primeiro passo, fizemos , então nossa primeira matriz elementar vai ser a primeira linha da matriz identidade menos a segunda:
Ache a matriz
24) Uma matriz quadrada é dita simétrica se e anti-simétrica se . Mostre que se é uma matriz quadrada, então:
Analogamente, no último procedimento, onde :
(d)
A segunda vai ser a matriz identidade com a operação
12.
Matriz Triangular: é matriz cujos elementos localizados acima ou abaixo da diagonal principal são iguais a zero. Matriz Anti-Simétrica: Os elementos opostos em relação à diagonal principal são simétricos com o sinal trocado. Matriz Simétrica: Os elementos opostos em relação à diagonal principal são iguais.
Dizemos que uma matriz quadrada A é simétrica quando A=At, onde At indica a matriz transposta de A.
Uma matriz é dita positiva definida se os determinantes das n submatrizes principais de A são positivos, isto é, |Akk|>0,∀1≤k≤n.
Dizemos que uma matriz é simétrica quando, ... Devemos inverter as linhas com as colunas, ou seja, uma matriz: Veja que trocamos a quantidade de linhas pela quantidade de colunas. Para que uma matriz seja simétrica devemos ter a igualdade desta matriz com a sua transposta.
Uma matriz é conhecida como simétrica quando ela é igual à sua matriz transposta, ou seja, dada a matriz M, M = Mt. Para que isso aconteça, a matriz precisa ser quadrada, o que significa que, para que a matriz seja simétrica, o número de linhas deve ser igual ao número de colunas.
A matriz transposta de uma matriz , de ordem m × n , é a matriz que tem por colunas as linhas de . Consequentemente, é uma matriz de ordem n × m .
A transposta de uma matriz A é uma matriz que apresenta os mesmos elementos de A, só que colocados em uma posição diferente. Ela é obtida transportando-se ordenadamente os elementos das linhas de A para as colunas da transposta. ... Note que a matriz A é de ordem m x n, enquanto sua transposta At é de ordem n x m.
Matriz transposta, em matemática, é o resultado da troca de linha por colunas em uma determinada matriz, ou seja, para ter uma matriz transposta (A^t) basta trocar os elementos das linhas pelos das colunas e vice-versa.
Transferido; que teve sua ordem, ou local, alterada: rio transposto; palavras transpostas. Que foi alvo de transposição, transferência ou deslocamento. Pl.