A vergência C de uma lente é calculada pela fórmula: C = 1/f, onde "f" é o foco.
O que determina se uma lente é convergente ou divergente é a relação entre os índices de refração da lente e do meio em que essa se encontra, bem como os raios de curvatura de suas faces. Essa relação é chamada de equação de Halley, também conhecida como equação do fabricante de lentes.
A distância do vértice ao centro de curvatura é o raio de curvatura da superfície.
De certeza que já ouviu falar em dioptrias quando o assunto é a graduação das lentes, mas será que sabe o que são realmente as dioptrias, o que elas implicam e como se medem? A dioptria é uma unidade de medida que se refere ao poder de refração das lentes num sistema ótico. Assim temos que 1 grau é igual a 1 dioptria.
O Grau Esférico da lente é representado na receita de óculos pela coluna ESF. Nela vai estar indicado quantos graus de miopia ou hipermetropia você tem, em cada olho. Ou seja, se você tem dificuldade em enxergar de longe (VL) ou de perto (VP). O que vai apontar cada problema é o sinal na receita de óculos.
Fique de olho em 7 sinais de que você está precisando usar óculos
Os óculos para descanso são recomendados para todas as pessoas que ficam muito tempo em frente à tela de dispositivos ou para a leitura, ainda que tenham a visão perfeita. Tal acessório evita o aparecimento de problemas, como sensibilidade à luz, dores de cabeça e até mesmo vista cansada.
O período de familiarização Algumas pessoas precisam de apenas alguns dias para se acostumar aos óculos novos, ao passo que outras podem precisar de até duas semanas. Assim, é absolutamente normal se você só consegue ver o aro da armação na primeira vez que coloca seus óculos.
Isso significa que os seus olhos precisarão trabalhar mais para tentar alcançar o foco perfeito. Com isso, a pessoa poderá sentir dores de cabeça, dores no pescoço, tonturas e até mesmo começar a enxergar imagens duplicadas. Além disso, é possível que a pessoa também sinta ardência e coceira nos olhos.
De acordo com grau de miopia, caso já tenha mais de 40 anos, pode enxergar para perto melhor sem o uso do óculos.
Por isso, a pessoa que sofre com astigmatismo tem a visão embaçada, para longe e para perto. Não raramente, alguns pacientes apresentam graus de astigmatismo, associados à graus de hipermetropia, por exemplo. Para correção, é comum que o oftalmologista indique o uso de óculos ou lentes corretivas.
Você tem 0,50 graus de astigmatismo e se pergunta se esse grau é muito forte ou muito alto? Não se preocupe, não é um grau alto, mas o ideal é usar seu óculos de grau para diminuir os sintomas provocados pela falta dele, como: dores de cabeça e olhos cansados.