A pessoa que detêm o conhecimento é capaz de saber alguma informação ou instrução e a mesma pode mudar comportamentos e auxiliar na tomada de decisões. O conhecimento é capaz de transformar vidas e, se utilizado devidamente, contribui significativamente para a construção de um mundo melhor.
O conhecimento prévio possibilita a relação do aluno com o que será ensinado e deve ser aproveitado pelo professor. ... O conhecimento prévio possibilita a relação do aluno com o que será ensinado e deve ser aproveitado pelo professor, no decorrer do processo.
A educação pode formar uma personalidade e fazer com que o indivíduo desenvolva o saber. É através dela que uma pessoa se integra nas atividades escolares, se socializa, se liberta, se comunica e se orienta. ... O conhecimento também pode passar de um indivíduo para outro através da comunicação.
Uma educação transformadora se baseia no rompimento das fronteiras do conhecimento, o que nada mais é do que aproximar a educação da vida real. Por exemplo, o estímulo à leitura é uma habilidade indispensável para provas de Língua Portuguesa, mas também é o que determina a análise correta de um enunciado de Matemática.
Através do trabalho desenvolvido pela educomunicação, os professores conseguem resgatar o centro de interesse dos alunos, que antes se mostravam desmotivados diante do processo de aprendizagem, pois saem da mesmice da sala de aula, desenvolvendo um processo dinâmico e prazeroso. ... Isso é educomunicação”.
O objetivo da disciplina de História é desenvolver a autonomia intelectual através da formação do pensamento histórico, desenvolvimento e aprimoramento da consciência histórica para que os diferentes sujeitos produzam narrativas históricas sobre sua própria existência e a de outro, bem como, propiciar condição básica ...
BNCC: o que é e qual seu objetivo principal? ... Seu objetivo principal é transformar a educação brasileira para que todos os estudantes, em todo o país e independente de condições econômicas e classe social, adquiram as mesmas aprendizagens essenciais, uma vez que a educação é um direito de todos.
Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.