Brincadeira: Amarelinha
As brincadeiras possuem o objetivo de socializar e interagir com o meio. É por meio delas que as crianças expõem sua criatividade, habilidade e imaginação. ... O ato de brincar promove nas crianças a auto percepção e é muito positivo para a socialização delas com as pessoas que estão ao seu redor.
O primeiro jogador, joga a pedra na primeira casa (1) e com um pé só pula esta pisando no 2, depois no 3 e 4 ao mesmo tempo, depois no 5 com um pé só, e depois no céu ( 6 e 7) com os dois pés ao mesmo tempo. Vira e volta, quando chegar no 2 pega a pedra no 1 e pula fora. Depois joga no 2.
As crianças adoram brincar de amarelinha e construir uma em casa é a maior diversão!...Os materiais necessários são:
A amarelinha é uma brincadeira que desenvolve noções espaciais e auxilia diretamente na organização do esquema corporal, da motricidade e força das crianças. A amarelinha é uma brincadeira que desenvolve noções espaciais e auxilia diretamente na organização do esquema corporal, da motricidade e força das crianças.
Desenhar e recortar os pedaços de papel selecionado, em formato retangular. Você precisará de 4 pedaços individuais e 3 pedaços duplos. Realizar a escrita dos números 1 ao 10 nos pedaços de papel com caneta hidrocor. Cole as placas unindo os papeis em ordem crescente ou decrescente.
Amarelinha é uma brincadeira que tem nomes diferentes conforme a região do país: no Sul, é chamada de sapata; no Nordeste, é conhecida como academia ou cademia; no Norte, é chamada de macaca; no Sudeste, pode ser também usado o nome de maré.
Amarelinha Africana , diferente da nossa tradicional amarelinha , não usa uma pedrinha , céu ou inferno e seu formato é diferente.
7 brincadeiras que dialogam com o território e a cultura brasileira
De origem Romana, a amarelinha surgiu de uma adaptação do treinamento dos soldados, mas quem trouxe a brincadeira para o Brasil, foram os Portugueses. O nome “amarelinha” é uma interpretação incorreta da palavra de origem francesa “Marelle”, que se refere à pedrinha usada para marcar as casas do jogo.
Origem. Acredita-se que amarelinha teria sido inventada pelos romanos, já que gravuras mostram crianças brincando de amarelinha nos pavilhões de mármore nas vias da Roma antiga. Na época, o percurso carregava o simbolismo da passagem do homem pela vida. Por isso, em uma das pontas se escrevia céu e, na outra, inferno.
A amarelinha foi trazida ao Brasil pelos portugueses e rapidamente se tornou popular pelo fato de poder ser jogada em praticamente qualquer lugar com um pouco de espaço livre. E uma curiosidade: em algumas regiões do Brasil, a brincadeira recebe o nome de academia, maré, sapata ou avião.
Os primeiros registros que se têm da brincadeira estão no livro chinês Wuzazu, escrito durante a Dinastia Han, entre os anos 206 a.C e 220 d.C. No século 17, o jogo com os elementos que conhecemos hoje já era popular na China e no Japão, e no século 20 já havia se espalhado pelo mundo.
Pesquisas realizadas revelam que o jogo surgiu no século XVI, e que os primeiros estudos foram em Roma e Grécia, com propósito de ensinar letras. Com o início do cristianismo, o interesse decresceu, pois tinham um propósito de uma educação disciplinadora, de memorização e de obediência.
Chegaram no Brasil trazidas pelos portugueses. Os tipos de pipa mais conhecidos são o de três varas, o de cruzeta e o de caixa. Para confecciona-las bastam algumas folhas de papel, varinhas e linha. A famosa dança infantil, de roda, conhecida em todo o Brasil, teve origem em Portugal, onde era um bailado de adultos.
Embora haja alguma controvérsia sobre a origem do termo, a maioria dos filólogos concorda que o vocábulo português bobo (século XVI) veio do espanhol, motivo pelo qual não se fez, do latim balbus, o português “boubo”.
Os jogadores se colocam de frente um para o outro e vão jogando a bola sobre o bobinho. Caso o bobinho consiga pegar a bola, quem jogou pela última vez será o novo bobinho. Lembre que você pode brincar com os pés ou com as mãos!
1. Que é um pouco bobo.
Enquanto os que formam o círculo tocam a bola entre si, os que estão no centro do círculo, que são chamados de "bobos", tem que tentar interceptar os passes. Se conseguir, quem tocou a bola pela última vez será o novo bobinho.
O objetivo desse jogo, que também é conhecido por “Porco”, é ficar com quatro cartas do mesmo número durante a partida e nunca ser o último a abaixar sua quadra.
O objetivo do UNO é ser o primeiro jogador a ficar sem cartas na mão. Para o efeito terá de jogar uma carta de cada vez, que corresponda ao número ou cor da carta jogada anteriormente. Quando tiver apenas uma carta na mão, deverá gritar “UNO”. O jogo termina quando os jogadores ficarem sem cartas na mão.
Confira abaixo. “Se alguém colocar um cartão +4, você deve comprar 4 e você perde sua vez. Você não pode colocar +2 para fazer a próxima pessoa comprar mais duas cartas e ficar no final com mais 6.
7: Quando é descartada, todos os jogadores devem ficar em silêncio até que a pessoa que a jogou, jogue novamente. Quem desrespeitar a regra deve comprar um número de cartas igual ao número de palavras que falou; 8 ou 9: Os jogadores deve bater sua mão seobre a carta.
O baralho de UNO é composto de 114 cartas, marcadas de 1 a 9 ou contendo 'ordens'. Os naipes do baralho tradicional são substituídos por quatro cores: vermelho, amarelo, verde e azul. As cartas especiais (“ordens”) são as seguintes: Pular.