Como fazer o download do XML (NF-e ou CT-e) no Portal Nacional da Sefaz?
Baixar XML da NFe ou CTe com chave de acesso sempre foi fácil, o próprio site da Sefaz disponibiliza o acesso ao documento fiscal. Porém, uma mudança na Confaz, exige que atividades como a consulta nota fiscal eletrônica completa e baixar NFe fazendo o download do XML, passem a ser feitos com certificado digital.
Para baixar o XML dessas NFes, o contribuinte precisava inserir a chave de acesso e confirmar o reCaptcha (letrinhas). Tanto no site da SEFAZ, quanto no Fsist, o processo será o mesmo. Com isso, sobre o download de XML, o site do Fsist já comunicou publicamente que deixará de funcionar sem o certificado digital.
Para fazer download dos xmls de NF-e do mês ou de um período de tempo qualquer, você deve ir ao módulo Armazenamento, na opção Download NFC-e. Você precisa colocar as informações de datas e tipo de notas, e clicar em Baixar.
O DANFE precisa possuir uma chave numérica, logo no seu cabeçalho, chamada chave de acesso, que possibilita atestar a veracidade da NFe. Com essa chave, basta ir no Portal da Nota Fiscal Eletrônica, inserir a chave e realizar a consulta da nota.
Como conseguir o arquivo XML de uma nota fiscal
Para gerar XML da NFe basta fazer o download do software gratuito disponibilizado pelo Sebrae utilizando um certificado digital no padrão ICP-Brasil. Gerar arquivo XML e fazer sua gestão de maneira eficiente é importante para que as leis tributárias sejam cumpridas.
Passo a passo para gerar o DANFE online
Baixar DANFE online com chave de acesso Com a chave de acesso em mãos, você pode baixar o DANFE online e de graça na SEFAZ, informando os 44 dígitos no Portal da Nota Fiscal eletrônica e resolvendo o captcha. A nota irá carregar e é preciso informar o Certificado Digital da sua empresa para fazer o download do arquivo.
É possível emitir a segunda via de notas fiscais pela Internet, a partir do site da Secretaria de Fazenda. Confira passo a passo de como fazer. Para acessar a segunda via, é preciso ter a chave de acesso da nota fiscal eletrônica (NF-e) em mãos.
Para conseguir a segunda via da Nota Fiscal o consumidor (pessoa física) precisa entrar em contato com a empresa responsável pela emissão desse documento. Porém, quando se trata de uma relação com fornecedores (pessoa jurídica), é possível melhorar esse processo de emissão de segunda via de Nota Fiscal.
Consulta DANFe Online grátis na Sefaz Acesse o site da consulta de NFe completa na Sefaz, insira a chave de acesso da Nota Fiscal (44 dígitos), confirme o captcha e o certificado digital da empresa. O site da Sefaz irá disponibilizar as informações completas e válidas juridicamente para o contribuinte.
Todas as NFe possuem uma chave de acesso, composta por uma sequência numérica de 44 posições. Ela funciona como uma espécie de RG, uma identificação única da nota em questão. Esses dígitos são compostos, entre outras coisas, pelo número da NFe. A chave de acesso também está localizada no arquivo XML e no DANFE.
Consultar NF-e via Portal
Uma das formas mais convencionais de se consultar as NF-e emitidas contra sua empresa é acessar o portal da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, responsável por desenvolver o Aplicativo de Manifestação do Destinatário, que permite a qualquer empresa do Brasil ver a relação de NF-e emitidas contra o seu CNPJ.