Alimentos que ajudam a eliminar gases
Resultado do processo de digestão dos alimentos — do momento em que levamos o alimento à boca até o último segmento do intestino —, seu acúmulo provoca inchaço e pode causar compressão de alguns órgãos. Essa compressão é sentida na forma de dor no peito e cólicas.
Se você suspeita que seu bebê está com cólica, preste atenção se ele:
A cólica é a sensação de dor que pode ser ocasionada por gases, infecções e/ou inflamações no intestino. A cólica do lactente que geralmente é mais pronunciada de 1-3 meses de vida , geralmente ocorre pela formação da flora intestinal do seu bebê , é recomendada massagem, bolsa de água quente , muito colo.
O corpo humano produz de 500 ml a 2 litros de gases por dia. A maior parte deles são gases intestinais que, como o próprio nome diz, formam-se no intestino. Há também os gasesque se acumulam em outras partes do aparelho digestivo, que podem vir da digestão dos alimentos que causam gases e também pela ingestão de ar.
O arroto vem do ar que você engole. Geralmente engolimos ar sem querer, seja falando, comendo, mascando chiclete ou bebendo Coca. Esse ar acaba indo parar no estômago, mas ao invés de seguir rumo ao intestino, como os sólidos e líquidos, o gás é mandado de volta para o lugar de onde veio – na forma de um sonoro “burp!”
Um bom remédio caseiro para arrotos é tomar o chá de boldo porque ele ajuda a desintoxicar o organismo e facilita a digestão. No entanto, também existem outras opções naturais que podem ser utilizadas, como a manjerona, a camomila ou as sementes de mamão, por exemplo.
Os gases intestinais também podem ser sintomas de uma série de doenças. Entre as principais estão síndrome do intestino irritável, intolerância à lactose, doença celíaca, gastroenterite aguda, insuficiência pancreática, entre outras. Por isso, é sempre importante consultar um médico para o diagnóstico correto.
Entre os problemas que provocam a flatulência em excesso está a intolerância à lactose, substância encontrada no leite e em produtos derivados. A presença de parasitas no intestino, como a giárdia, dificulta a absorção dos alimentos e também pode aumentar a produção de gases.
Não é o gás que engorda, o gás é apenas dióxido de carbono que não tem valor calórico e o corpo não assimila de forma nenhuma, mas em geral está presente em bebidas calóricas muito açucaradas que por isso acabam por ter um efeito desidratante e não "matam" a sede como a água por exemplo.