Opções de tratamento do transtorno disfórico pré-menstrual
A síndrome pré-menstrual (SPM) e o transtorno disfórico-pré-menstrual (TDPM) são dois distúrbios relacionados a sintomas que ocorrem uma a duas semanas antes da menstruação e que melhoram após o início dela. Esses sintomas podem ser físicos, emocionais e comportamentais.
O período de tratamento dura entre um e dois anos, tempo necessário para a regulação do sistema neurológico e funcionamento da serotonina, na maioria dos casos. Geralmente, são os ginecologistas e psiquiatras que acompanham as pacientes de TDPM.
Principais sintomas de TPM e como aliviar
Começa o período pré-menstrual e, com ele, a temida TPM. Os níveis de estrogênio e progesterona no organismo caíram drasticamente e estão próximos de zero. O resultado é uma série de sintomas desagradáveis como dores nas mamas, inchaço nas pernas, dores de cabeça e até enjoos.
Para diminuir as chances de desencadear os sintomas da TPM e aliviar o estresse, é orientado investir em momentos diários de alegria e de relaxamento, como uma conversa saudável e divertida com uma amiga, uma aula de meditação, assistindo a uma comédia ou fazendo qualquer outra atividade que dê prazer.
O estresse e a tristeza são um dos sinais mais comuns da TPM. Isso acontece porque a queda do estrogênio afeta a produção de serotonina e endorfina, os hormônios ligados ao bem-estar. Se essa repentina mudança de humor é um dos sintomas que mais te afetam, a prática esportiva regular pode te ajudar.
A explicação para o incômodo está na relação dos hormônios com o corpo da mulher. As mamas têm receptores para hormônios femininos e, como a mulher os produz constantemente pelo ovário, ela fica exposta ao ciclo hormonal composto, basicamente, pelos períodos menstrual, pré-ovulatório, ovulatório e pós-ovulatório.
Menstruação: dias 1 a 4 do ciclo menstrual Considerando a fisiologia feminina, ela ocorre cerca de 14 dias depois da ovulação do ciclo anterior – ou, em outras palavras, a menstruação acontece alguns dias depois do período fértil.
Cólicas, alterações no olfato e paladar, aumento dos gases e alterações no muco da vagina podem ocorrer. Muitas vezes, tais sintomas podem ser confundidos com a tensão pré menstrual (TPM), por terem bastantes semelhanças.