Para diminuir a quantidade de inóculo e a severidade da doença, recomenda-se a rotação de cultura com plantas não hospedeiras, queima dos restos de cultura quando houver presença do patógeno, utilização de sementes sadias e a não utilização de máquinas e implementos procedentes de áreas infestadas.
O controle da doença pode ser obtido via resistência genética do hospedeiro, e por meio de práticas culturais. Como pode ser disseminado por sementes infectadas; o uso de sementes sadias e o tratamento de sementes são recomendados para a implantação de lavouras. Fusarium oxysporum f.
Alguns cuidados preventivos podem ser tomados para evitar a ocorrência da doença, tais como não instalar pomares em áreas com histórico da mesma; não plantar em solos pesados e compactados; utilizar mudas de viveiristas idôneos e sadias; evitar ferimentos no colo e no sistema radicular das plantas; manter distância ...
CONTROLE: Aplicando-se produtos à base de oxicloreto de cobre + mancozeb, chlorotalonil ou benomil. Também surge com manchas circulares, mas que se transformam em um tecido corticoso, áspero, saliente e de cor parda. Deformam os frutos e o limbo foliar se enruga completamente.
O maracujazeiro pode ser cultivado na maioria das regiões tropicais e subtropicais. Os solos mais indicados são os arenosos ou levemente argilosos, profundos e bem drenados. O solo deve ser profundo, arenoso ou levemente arenoso e bem drenado, pois, o encharcamento favorece a ocorrência de doenças do sistema radicular.
Se houver uma desidratação inicial, a planta pode se recuperar, desde que o coleto (região de transição das raízes com o caule) não tenha sido danificado e desenvolvido doenças. Antes e depois do transplante, no entanto, o solo deve ser irrigado adequadamente.
R: É preciso que existam, pelo menos, dois pés de maracujá plantados próximos para haver produção de frutos. Porém, as duas fruteiras precisam ser diferentes, condição única para que ocorra troca de pólen entre as flores de cada planta. Também não cruzam entre si plantas oriundas de mudas de sementes de um mesmo fruto.
Conforme Valdemar, sozinho dá conta de colher dois quilos de maracujá por pé, ou seja, 600 quilos por semana.
O pé de maracujá pode demorar de 6 a 9 meses para dar seus frutos, isso porque depende do clima da região onde está plantado. Os frutos de maracujá amarelo quando maduros caem ao chão, deste modo o ponto de colheita é determinado pela coleta dos frutos.
Se bem conduzido, o maracujazeiro produz a primeira grande florada dos seis aos oito meses após o plantio. Dessa forma, para se ter uma boa florada em maio e junho e uma boa safra em julho, agosto e setembro, o plantio deverá ser efetuado de setembro a novembro.
O plantio da safra normal ocorre em fevereiro, para que a colheita aconteça entre os meses de dezembro a julho (6 meses), e a safrinha do maracujá é entre os meses de agosto e setembro, para obter os frutos de março até julho.
primavera
Adubação de plantio: em cada cova, colocar 40 litros de esterco de curral curtido ou composto ou oito litros de esterco de galinha, 200 g de calcário dolomítico, 200 g de P,0,4 g de Zinco e 1 g de Boro, ou 50 g de FTE BR-12.
Irrigue todo o local da plantação e, em seguida, faça um buraco na cova de adubo do tamanho do torrão de terra do recipiente original e plante-o ali. Em torno das plantas você pode colocar palhada, aparas de grama ou folhas secas para proteger as mudas do ressecamento e reter a umidade.
Adubação foliar Para suprir eventuais deficiências de micronutrientes, reco- menda-se fazer de 3 a 4 aplicações anuais, em pulverização, com 300 g de sulfato de zinco, 100 g de ácido bórico e 500 g de ureia para cada 100 litros de água.
O SULFAMMO MeTA é indicado para todas as culturas que demandam nitrogênio, como milho, trigo, arroz, café, algodão, pastagens, feijão, cana-de-açúcar, reflorestamento, fruticultura e hortaliças. ... “Antes atrasava muito a aplicação e com o Sulfammo MeTA não se perde nitrogênio por volatilização”, destaca.
A recomendação técnica é a utilização do espaçamento de 1,8 m entre linhas e 1,5 m entre plantas, embora variações no espaçamento possam ser utilizadas com sucesso.
Em um hectare é possível cultivar mil pés de maracujá utilizando 25 gramas de semente, que custam cerca de R$ 200, o que é considerado um retorno garantido. “A média nacional de produção de maracujá gira em torno de 14 toneladas por hectare.
Aqui, o melhor é plantar na lua nova. Nessa fase, a seiva, que é considerada o sangue da planta, concentra-se mais no caule, para, na sequência, seguir em direção aos ramos.
Plantar durante o inverno em regiões frias não é bom para a planta, principalmente enquanto ela estiver tentando se desenvolver. Assim como plantar durante o verão em regiões muito quentes também não é indicado. Em locais de clima frio, o verão pode ser uma boa aposta para o plantio.
RESUMO - Diversas doenças atacam o maracujazeiro azedo no Cerrado. A antracnose, cladosporiose ou verrugose, bacteriose, seca-das-ramas, podridão-de-raízes, nema- tóides e morte prematura são as mais importantes.