Para lidar com esta fase, atente-se às dicas de como acalmar uma gata no cio:
Nesses casos, a dica é esfregar a mão ou o corpo sobre o objeto novo, para deixá-lo com cheiro conhecido. Passar a mão no gato e em seguida no objeto novo ou fazer com que o gato se esfregue nele também são ótimas opções.
Canela e temperos. Não é só a pimenta que afasta os bichanos da cozinha. Muitos temperos com odor forte são considerados repelentes naturais para gatos. O nariz sensível dos nossos amigos não lida muito bem com fragrâncias fortes, como a de canela, cravo ou cominho.
Limpar o local onde cães e gatos fizeram aquele xixi indesejado com vinagre de álcool puro tira completamente o cheiro da urina. E ainda ajuda para que eles não passem a usar o local como “banheiro”. Você pode até limpar antes com um produto de limpeza, mas não há necessidade.
Estes animais lançam feromonas detetáveis pelo olfato que permitem a um gato saber se o outro é macho ou fêmea, se está agressivo ou calmo, saudável ou doente, etc. É por isso que, quando dois gatos se encontram, cheiram-se logo.
A resposta não é exata, mas sabe-se que um dos componentes químicos da água sanitária, a lixivia – um composto baseado no hipoclorito de sódio, desperta um efeito similar ao do catnip – uma planta que tem, entre suas propriedades, substâncias que deixam os felinos felizes.
Através deste reflexo de Flehmen, as aberturas dos ductos nasopalatinos aumentam e é criado um mecanismo de bombeamento que faz o transporte dos odores para o órgão vomeronasal. É por essa razão que o gato fica respirando de boca aberta, para facilitar a entrada de feromonios e outras substâncias químicas.
Segundo diversos estudos, a atividade no cérebro dos gatos durante a etapa do sono profundo é muito parecida à que os humanos têm, sendo acompanhada não só por pequenos tremores nas extremidades, como também por movimentos nas pálpebras e inclusive nos músculos faciais.
Ronronar é o som que os gatos usam para expressar carinho aos seus donos. ... Quando os gatos ronronam, também demonstram alegria e é uma forma de dizer que se sentem felizes e seguros com seu dono. Com certeza você costuma sentir esses sons quando o gato deita no seu colo ou quando você faz carinho nele.
Ao se esfregarem nas pessoas, em objetos, móveis, quinas e paredes, os gatos estão se comunicando: eles deixam o seu cheiro nas coisas, tornando tudo mais familiar e parte do seu território.
Infelizmente, um gesto de afeição desse tipo pode ser experimentado como uma invasão do seu espaço de vida e, portanto, eles se rebelam contra a nossa iniciativa. Isso porque nossas linguagens corporais são diferentes. Podemos dizer que basicamente beijos não fazem parte das demonstrações afetivas dos gatos.
Nossa retina possui três tipos de cores que são capazes de captar o azul, vermelho e verde, o que permite que enxerguemos uma variedade enorme de cores. Conforme alguns estudos, os gatos reagem apenas às cores violeta, azul, verde e amarelo, com isso, o bichano não consegue ver um espectro tão rico de tons.
Os bovinos apresentam a estrutura dos olhos bem parecida com a dos humanos, fato este que o permite distinguir as cores, ou seja, enxergar colorido e não somente branco e preto. Entretanto, não têm boa capacidade para diferenciação entre tonalidades, tendo neste ponto habilidade inferior àquela que possuímos.
Visão noturna “O gato enxerga no escuro cerca de 6 a 8 vezes melhor do que os humanos, e isso se deve a presença de diversos bastonetes na visão, que é um componente da retina responsável pela recepção de luz no escuro”, ressalta Machado.