Um folículo piloso é uma estrutura dérmica tegumentar que é constituída por três invólucros (ou bainhas) epiteliais e é capaz de produzir um pelo. As bainhas rodeiam a raiz do pêlo, na profundidade da pele.
Os pelos desenvolvem-se em invaginações da epiderme denominadas de folículos pilosos. No fundo desse folículo, células são produzidas, empilhando-se e queratinizando-se. Essas células originam a conhecida haste pilar, que é formada pela cutícula, córtex e medula.
O folículo capilar é uma estrutura em forma de bolsa, localizada na hipoderme (camada profunda da pele). É dentro dele que se localiza a raiz do fio capilar.
Os cabelos são fibras naturais formadas em uma estrutura localizada na derme, chamada de folículo piloso. O folículo piloso é a estrutura que dá origem ao pelo, gerando as células que irão formar o pelo, sendo responsável por seu desenvolvimento e crescimento.
Como fazer: O sal esfoliando e o azeite hidratando e regenerando as “micro lesões” causadas pelo atrito dos grãos à pele. Misture os ingredientes em um recipiente e leve ao banho com você. Desligue o chuveiro, aplique no corpo em movimentos circulares. Enxágue.
Esfolie dias antes "O ideal é, de dois a três dias antes da depilação, massagear delicadamente a pele da região íntima com um esfoliante suave", recomenda a dermatologista Angélica Pimenta. Assim, os pelos obstruídos desencravam e a remoção fica mais fácil.
2. Sabonete de enxofre é bom para foliculite? Como falamos acima, ele ajuda no combate da foliculite, pois a foliculite é uma inflamação e o enxofre tem propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas.
Olha só o que costuma funcionar:
“Caso se trate de uma inflamação muito intensa, com pus, o ideal é usar substâncias que tenham uma ação anti-inflamatória, como o ácido retinóico e o ácido glicólico e antibiótico tópico”, indicou. Uma outra saída é fazer depilação a laser, pois ela vai destruir o folículo piloso e evitar a formação da foliculite.