EQST

Tem A Dizer Tem Crase?

Tem a dizer tem crase? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Tem a dizer tem crase?

Crase significa fusão, mistura. Em “Diga não à violência”, por exemplo, temos a fusão, ou seja, a crase da preposição “a”, exigida pelo verbo “dizer” (dizer a alguém), com o artigo feminino “a”, imposto pelo substantivo feminino “violência”. O resultado dessa fusão (a + a) é “à”.

Quanto a minha ou quanto a minha?

Resposta: ambas estão corretas. Sabemos que a crase está condicionada ao uso simultâneo da preposição “a” com o artigo “a”. É facultativo o uso da crase antes de pronomes possessivos femininos porque é facultativo o uso do artigo antes desses pronomes.

Quanto a sua ou quanto a sua?

Antes de pronomes possessivos: Quanto a sua proposta, ainda não foi aprovada pela direção. Quanto à sua proposta, ainda não foi aprovada pela direção. Quanto a seu pedido, ainda não foi aprovado pela direção. Quanto ao seu pedido, ainda não foi aprovado pela direção.

Tem crase entre períodos?

sábado, 21 de agosto de 2010 Bancos curiosamente costumam errar com frequência as crases. Como já vimos em outros exemplos, a crase acima em "Período disponível de à não existe. Ou melhor, existe sim, está lá, não é ilusão de ótica, mas gramaticalmente está incorreta.

Em que horas ou a que horas?

Uma possível explicação para a preferência por a que horas é que a resposta pretendida é uma hora exata: «A que horas começa o show?» «Começa às nove horas.» Já a hora disto e a hora daquilo aparece muito a seguir ao verbo chegar: Chegou a hora de ir para a cama (é verdade).

Como se escreve a palavra às vezes?

→ Às vezes (com acento grave) Trata-se de uma locução adverbial de tempo, ou seja, significa que essa expressão gera efeito de sentido sinônimo a “de vez em quando”, “por vezes”, “ocasionalmente”. Haverá crase sempre que a expressão sugerir sentido de tempo.

Quando usar as vezes ou às vezes?

A expressão “as vezes” é sinônima de “as ocasiões”. A expressão “às vezes” significa “de vez em quando”. Elas se diferenciam pela presença do acento grave....Veja os exemplos:

  1. Todas as vezes que subo essa rua fico com medo. ...
  2. Quais foram as vezes que lhe desrespeitei? (as ocasiões)
  3. Foram importantes as vezes que me calei.