Responsáveis por controlar várias funções vitais do nosso corpo, os alimentos reguladores são ricos em fibras, vitaminas e sais minerais. Esses micronutrientes atuam sobre o nosso sistema imunológico, regulam a digestão, melhoram a circulação sanguínea, a produção de energia e por aí vai.
Os alimentos reguladores, são os alimentos que regulam as funções do organismo. São ricos em vitaminas e sais minerais. Atuam sobre o sistema imunológico, regulam a digestão, a circulação sanguínea e proporcionam o bom funcionamento dos intestinos, pois são ricos em fibras.
Como o próprio nome já diz, os alimentos construtores são responsáveis pela construção e formação do nosso corpo e são essenciais para todo o nosso metabolismo. A principal função desse grupo de alimentos é estrutural, ou seja, age na formação, desenvolvimento e manutenção de todos os órgãos e tecidos.
Os carboidratos são também chamados de açúcares, glicídios ou hidratos de carbonos. Os carboidratos possuem função energética, função estrutural e participam da formação dos ácidos nucleicos. ... Os carboidratos podem ainda ser classificados como simples e complexos.
Resposta. Função Construtora ou Plástica: ... Função Energética: As proteínas, os hidratos de carbono e as gorduras fornecem a energia necessária a todos os processos (por exemplo, andar) e reações do organismo (por exemplo, respirar).
As vitaminas são indispensáveis ao bom funcionamento do organismo. Funcionando em parceria com os sais minerais, protegem as células, fazem dentes, ossos fortes e pele saudável.
nutrientes desempenham funções vitais em nosso corpo, como formação de ossos e dentes, construção muscular e coagulação do sangue . ( 2 ) gorduras ou lipídeos. ( ) repõe células e tecidos e são responsáveis pelo crescimento, pela construção do corpo. ( 3 ) proteínas.
Dentre os principais sais minerais necessários ao funcionamento do nosso organismo, podemos citar: cálcio, fósforo, potássio, cloro, sódio, ferro e flúor. Cada sal mineral atua de forma diferente no corpo, por exemplo: o cálcio relaciona-se com a formação de ossos e dentes e o ferro atua como componente da hemoglobina.
Entre as funções que podem ser atribuídas às proteínas, destacam-se seu papel no transporte de oxigênio (hemoglobina), na proteção do corpo contra organismos patogênicos (anticorpos), como catalizadora de reações químicas (enzimas), receptora de membrana, atuação na contração muscular (actina e miosina), além de serem ...
Mas não é só isso: as proteínas também ajudam na produção de enzimas, hormônios, neurotransmissores e anticorpos, na reposição do gasto energético das células e no transporte de substâncias para o corpo. Também atuam no metabolismo celular e na contração muscular.