Retirantes é uma pintura feita em 1944 pelo artista brasileiro Cândido Portinari. ... Nessa obra, Portinari aborda o tema da migração nordestina, triste realidade de uma parte da população brasileira, que deixa seu lugar de origem em busca de melhores condições de vida em outras partes do país.
A tela de Portinari de 1937, intitulada "Os retirantes", pode ser interpretada como: ALTERNATIVAS. um exemplo de retrato da realidade dura vivida por uma família retirante. ... Nela se tem a essência do patriotismo e os retirantes são exemplos disso.
A imagem da tela expressionista de Cândido Portinari, Menino Morto, que faz parte da série Retirantes e mostra o sofrimento do sertanejo diante de uma realidade muito triste: a mortalidade infantil por falta de condições mínimas de sobrevivência.
Resposta. 1) Sim, Candido Portinari retrata a migração de famílias em busca de alimento, melhoria de condições sociais, devido a seca, fome, clima. ... Para retratar miséria, tristeza, ambiente sombrio e infeliz.
Trabalhadores. Curvas e retas. Curvas nos personagens e retas nas casas. Sim, porque os personagens estão fazendo algo, e não fazendo pose para o pintor pintar o quadro.
O quadro é um retrato da miséria de uma família de retirantes entre tantas outras. Retratar a miséria, de uma forma tão crua, é um modo de se posicionar contra ela. ... Ao mesmo tempo em que as cidades brasileiras se desenvolviam, o campo era o palco da fome.
O que você vê? O que a pintura representa? ... Por isso, podemos dizer que essa pintura procura imitar a forma como enxergamos uma paisagem.
Outras principais características de Portinari são as cores, muitas cores, porém não muito chamativas. Portinari conseguia pintar as emoções, suas obras, de alguma maneira, conseguem fazer o observador sentir e entrar no mundo daquelas pessoas que estão sendo representadas.
Suas obras, que mantem o nome de Niemeyer vivo e celebrado em todo o mundo, se destacam pelas curvas sinuosas, estilo único, a exploração das inúmeras possibilidades do concreto armado e de outros recursos e materiais naturais, como a iluminação e o mármore.
Cores vivas, influências cubistas, formas geométricas e traços descontraídos são só algumas características marcantes de suas pinturas e esculturas. As obras de Romero Britto fazem parte de grandes coleções como a do senador Ted Kennedy, o governador Arnold Schwarzenegger, a família Safra, entre outros.
O trabalho de Brecheret combina técnicas de esculturas Europeu modernista com referências a seu país de origem através das características físicas de suas formas humanas e motivos visuais extraídos da arte brasileira arte. Muitos de seus temas são os números do Bíblia ou da mitologia clássica.
Na década de 1920, graças principalmente às obras de Vítor Brecheret, a escultura brasileira ganhou um aspecto mais moderno. As obras desse artista afastaram-se da imitação de um modelo real e ganharam a expressão por meio de volumes geometrizados, delimitados por linhas sintéticas e de poucos detalhes.
Farnese, Itália
17 de dezembro de 1955
No ano de 1912, ingressou no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo para aprender desenho e modelagem, bem como técnicas de entalhe em gesso e mármore. No ano seguinte (1913), Brecheret se muda para Roma, onde irá permanecer por seis anos estudando escultura.
Modernismo no Brasil: Primeira geração: 1922-1930. Segunda geração: 1930-1945. Terceira geração ou pós-modernismo: 1945-1978.
Considerada a terceira das artes clássicas, a escultura é a técnica de representar objetos e seres através da reprodução de formas. Utiliza-se de materiais como gesso, pedra, madeira, resinas sintéticas, aço, ferro, mármore e das seguintes técnicas: cinzelação, fundição, moldagem ou a aglomeração de partículas.
Escultura é uma arte que representa ou ilustra imagens plásticas em relevo total ou parcial. Existem várias técnicas de trabalhar os materiais, como a cinzelação, a fundição, a moldagem ou a aglomeração de partículas para a criação de um objeto.
Mais antiga do que muitos imaginam, a escultura surgiu nos primórdios, no Paleolítico, também conhecido como Idade da Pedra Lascada....A escultura nos diversos estilos artísticos
Segure o martelo com a mão dominante e o cinzel com a outra mão.
Esfregue a pedra com uma lixa de grão áspero. O grão 50 é o papel mais áspero dentre todas as lixas, sendo excelente para moldar a pedra. Use-a para eliminar todas as saliências ou marcas que você quer suavizar. Caso esteja feliz com a forma geral da pedra, lixe-a com o papel grão 50 para suavizá-la de forma homogênea.
Esboce a escultura com o cinzel de alvenaria, batendo o topo dele com um forte golpe com o martelo. Incline-o para a borda da pedra que você deseja remover. Use os cinzéis para cortar linhas paralelas de 3 cm de distância, evitando ir muito fundo na pedra.
Mármore, pedra calcárea, granito e pedra sabão são tipos de matérias-primas utilizadas na confecção de esculturas a partir da técnica do cinzelamento. Uma das técnicas usadas na fabricação de esculturas em bronze, utilizada desde tempos antigos, é a da "cera perdida".