Obg. (UFPR) O complexo de poro nuclear é a estrutura que regula o trânsito de grandes moléculas (como RNA e proteínas) entre o núcleo celular e o citoplasma. O número de complexos de poro encontrados no envoltório nuclear pode variar entre diversos tipos celulares.
São estruturas proteicas que atravessam a membrana nuclear das células eucariontes. Os poros nucleares possibilitam a divisão entre o material genético e o citoplasma, de modo que ainda seja possível a interação entre eles. ...
O transporte de macromoléculas mediado pelo complexo de poros nucleares que pode ocorrer do citoplasma para o núcleo ou do núcleo para o citoplasma. ... Esta importina, ao reconhecer o sinal de localização nuclear, se liga a proteína carga e migra para os filamentos do complexo de poros nucleares.
A membrana nuclear apresenta poros, organizados pelos complexos de poro, que formam canais responsáveis pelo transporte seletivo de moléculas para dentro e fora do núcleo. Assim, a passagem de íons e moléculas entre o núcleo e o citoplasma só acontece por meio dos poros do envoltório nuclear.
Em determinados pontos da carioteca, as duas membranas encontram-se fundidas originando poros, através dos quais ocorre troca de substâncias entre o núcleo e o citoplasma. ... Substâncias maiores, como proteínas, RNA e moléculas polares, só podem entrar ou sair do núcleo por meio dos poros nucleares.
As exportinas transportam macromoléculas (ex. RNA) do núcleo para o citoplasma, enquanto as importinas transportam cargas (ex. subunidades proteicas de ribossomos) do citoplasma para o núcleo. ... As importinas são classificadas como carioferinas.
A lâmina nuclear é formada pela polimerização das laminas nucleares. A interação entre as laminas que constituem a lâmina nuclear é fundamental para a estruturação do envelope nuclear. Durante o processo de mitose, as laminas nucleares são fosforiladas em resíduos específicos de aminoácidos.
DNA de uma célula humana apresenta um comprimento de quase dois metros. Para facilitar a organização do DNA dentro do núcleo celular, o mesmo é dividido em elementos chamados cromossomos. Por outro lado, quando as células se dividem, o DNA nos cromossomos se condensa em níveis maiores.
A retirada do núcleo de uma célula afeta imediatamente a síntese de proteínas.
É a parte da célula que armazena o DNA Nele podemos encontrar o material genético (DNA), que por sua vez é responsável por carregar toda informação genética. Geralmente as células são divididas em três partes: membrana plasmática, citoplasma e núcleo.
A palavra principal de um termo que encerra a essência de sua significação chama-se núcleo. Em geral, o núcleo é uma palavra com função substantiva (geralmente o substantivo, a locução substantiva e o pronome substantivo) ou um verbo.
é "um homem alto", ou seja, três palavras. Mas o "núcleo do sujeito" é homem. Ou seja, não é "um" quem está abrindo a porta, nem "alto", mas sim "homem". Logo, Núcleo do sujeito: "homem".
É a respeito desta que o verbo diz, propriamente, algo. Este é, portanto, o núcleo do sujeito, a palavra principal que forma o sujeito.