Nota: A ênclise ocorre no início de todas as orações, com exceção de quando o verbo está no futuro do presente do indicativo e no futuro do pretérito do indicativo. Com esses dois tempos verbais ocorre mesóclise: pedir-te-ei; pedir-te-ia.
Próclise
Nas situações em que não existe uma palavra atrativa que obrigue ao adiantamento do pronome ou em que não haja a proibição do adiantamento do pronome, o uso da próclise se torna facultativo.
Após aprender o que é ênclise e conferir várias formas de empregar essa colocação prenominal, continue tirando suas dúvidas. Saiba como usar o pronome relativo cujo.
Embora a ênclise seja a forma básica de colocação pronominal, no português do Brasil o uso da próclise está generalizado, tanto na linguagem falada, como na linguagem escrita, sendo a forma de colocação pronominal preferencial dos falantes.
A colocação pronominal é a responsável por pensar a maneira de inserir os pronomes oblíquos junto aos verbos. Há três formas: ênclise, próclise e mesóclise. Aprenda na sequência essas colocações prenominais.
Neste artigo, vou detalhar todos os casos para você dominar de vez esse tópico. O texto é mais longo, mas se você ler até o fim, garanto que não vai mais escorregar nessa questão.
Uso facultativo de próclise
A ênclise só é utilizada depois do verbo. Além disso, não deve ser usada com verbos no futuro do presente ou no futuro do pretérito. Alguns casos aceitam tanto a ênclise quanto a próclise. Em outros, pode-se usar somente a mesóclise.
A colocação dos pronomes pessoais oblíquos átonos na oração pode ser feita de três formas distintas, existindo regras definidas para cada uma dessas formas.
É facultativo o uso da próclise ou da ênclise, caso o verbo não se encontre no início da frase, nem haja situações que justifiquem o uso específico de uma forma de colocação pronominal.
Hoje vou falar de um tema que sempre gera muitas dúvidas: colocação pronominal.Quando o pronome deve vir antes do verbo? Quando deve vir depois? Quando deve vir no meio?
Também não ocorre ênclise em verbos no particípio. Quando o verbo principal de uma locução verbal está no particípio, o pronome oblíquo deverá ficar depois do verbo auxiliar ou antes da locução verbal:
Realize mais exercícios sobre colocação pronominal no artigo Colocação pronominal: exercícios. Enquanto faz os exercícios, pode verificar se as suas respostas estão certas.
Quando usar ênclise?
Apesar da próclise ser a forma de colocação pronominal preferencial dos falantes, segundo a norma culta, a forma básica de colocação pronominal é a ênclise, ou seja, a colocação pronominal depois do verbo.
A ênclise é utilizada de diversas maneiras: verbo no imperativo afirmativo; verbo no infinitivo impessoal, verbo iniciando a oração; pausa antes do verbo marcada por pontuação; verbo no gerúndio. Veja exemplos:
Colocação pronominal nas locuções verbais
A colocação pronominal depois do verbo é a forma básica de colocação pronominal, seguindo a estrutura sintática básica de uma oração: verbo + complemento. Contudo, o uso da próclise encontra-se generalizado na linguagem falada e escrita.
Em orações iniciadas com verbos (com exceção do futuro do presente do indicativo e do futuro do pretérito do indicativo), uma vez que não se iniciam frases com pronomes oblíquos.
Nas situações em que não haja a proibição do adiantamento do pronome ou que não exista uma palavra atrativa que obrigue ao adiantamento do pronome, o uso da ênclise (e da próclise) se torna facultativo.
GRAMATIGALHAS - MAIS LIDAS
Existem mais dois tipos de colocação pronominal além da ênclise. A próclise ocorre quando o pronome vem antes do verbo. A mesóclise, quando o pronome fica no meio do verbo. Entenda a diferença observando os exemplos:
Nota: A ênclise ocorre apenas nas orações reduzidas do gerúndio em que não está presente a preposição em. Com a preposição em ocorre próclise: em se tratando…; em se considerando…; em se falando…
Nas orações em que aparecem as Locuções Verbais e tempos verbais compostos o Pronome aparece antes do verbo principal de depois do verbo auxiliar: ...
Nas palavras ou Locuções com sentido negativo: ...
Nas frases exclamativas ou interrogativas diretas: ...
Advérbios: ...
Pronomes Relativos:
Mais itens...
Como justificar o uso da próclise?
Quando usar próclise? Deverá ocorrer obrigatoriamente próclise sempre que houver uma palavra atrativa que justifique o adiantamento do pronome, como… Não o ajudo mais porque ele não merece. Nunca me insultaram tanto em toda a minha vida!
O que atrai a próclise?
Partícula ''que'' atrai o pronome ''se'' Na linguagem informal brasileira, a próclise (pronome antes do verbo) é a colocação predominante. ... Como sempre repetimos, a nossa tendência natural vem sendo a próclise – não só na presença dos seus “fatores” mas também na sua ausência.
Quando ocorre a próclise?
Ênclise é a colocação do pronome depois do verbo. Existem mais dois tipos de posição: Próclise (pronome antes do verbo) e Mesóclise (pronome no meio do verbo). ... (Ênclise) Ontem me disse que não viria.
O que é próclise e exemplos?
Próclise = pronome antes do verbo - Palavras ou expressões negativas: não, nunca, jamais, nada, ninguém, nem ou de modo algum. Exemplo: Nada me perturba. - Conjunções subordinativas: quando, se, porque, qual, conforme, embora ou logo que.
Como usar ênclise e Proclise?
A colocação correta desses pronomes em relação ao verbo faz parte da tríade denominada próclise (o pronome vem antes do verbo), mesóclise (vem no meio) e ênclise (vem depois do verbo).
Quando é palavra atrativa?
Há palavras e expressões que exigem que o pronome seja colocado antes do verbo. Nasce, assim, o uso obrigatório da próclise graças às palavras atrativas (confira a lista de palavras atrativas ao final do texto). Exemplos: Não se faz isso. Aqui se canta, lá se chora.
Quando o uso da próclise é obrigatório?
O uso da próclise torna-se obrigatório: junto a palavras negativas. junto a palavras interrogativas. em orações subordinativas.
Quando é uma palavra atrativa?
PALAVRAS ATRATIVASPalavras existem que, dentro da frase, têm poder de atração sobre os pronomes pessoais oblíquos átonos (o, a, os, as; me, te, se, nos, vos; lhe, lhes). É o que se chama de caso de próclise.
O que é fator de próclise?
Fator que obriga a PRÓCLISE, a saber: a) Orações que contêm palavra negativa (não, nunca, jamais, ninguém, nada, etc.) sem pausa entre a referida palavra e o verbo: Não lhes dizia eu?
Como identificar uma próclise?
A colocação correta desses pronomes em relação ao verbo faz parte da tríade denominada próclise (o pronome vem antes do verbo), mesóclise (vem no meio) e ênclise (vem depois do verbo).
Quais são os três tipos de colocação pronominal?
Próclise – Na colocação pronominal Próclise o pronome aparece antes do verbo. Mesóclise - Na colocação pronominal Mesóclise o pronome aparece no meio do verbo. Ênclise - Na colocação pronominal Ênclise o pronome aparece depois do verbo.
Pode começar uma frase com Proclise?
Obs.: Não ocorre próclise em início de frase. O certo é Traga-me essa caneta que aí está e não Me traga essa caneta. ... 1) Em frases exclamativas ou optativas (que exprimem desejo):
Quais são as palavras atrativas de pronomes?
1) Quando o verbo estiver precedido de palavras que atraem o pronome para antes do verbo. São elas: a) Palavras de sentido negativo: não, nunca, ninguém, jamais, etc. Ex.: Não se esqueça de mim.
Quem é uma palavra atrativa?
Há palavras e expressões que exigem que o pronome seja colocado antes do verbo. Nasce, assim, o uso obrigatório da próclise graças às palavras atrativas (confira a lista de palavras atrativas ao final do texto). Exemplos: Não se faz isso. Aqui se canta, lá se chora.
Quando se usa a mesóclise?
Mesóclise é a colocação do pronome no meio do verbo. Ela somente é possível de uma forma: com verbos no futuro do presente (esforçar-me-ei) ou no futuro do pretérito (esforçar-me-ia). Existem mais dois tipos de posição: Próclise - pronome antes do verbo e Ênclise - pronome depois do verbo.