O ponto de partida para o início da informática atual, foi em 1642 com a máquina La Pascaline do filósofo, matemático e físico francês Blaise Pascal, sendo a primeira calculadora mecânica capaz de realizar operações de adição e subtração.
Informática é o termo usado para designar um grande conjunto de conhecimentos relativos ao armazenamento, processamento, coleta e transmissão de informação digital. A palavra informática, no entanto, deriva do termo alemão “informatika”, criado em 1956 pelo cientista da computação Karl Steinbuch.
A história da informática no país começa no final dos anos 50, com computadores extremamente grandes, importados de outros países, como os Estados Unidos da América (EUA). ... Esse computador alcançou o mercado em 1980 e foi visto pela primeira vez entre produtos de cama, mesa e banho nas lojas de departamento.
Os grandes projetos com iniciativas governamentais no Brasil voltados para a informática na educação surgiram a partir da década de 80. Em 1988 o Brasil teve acesso às primeiras redes digitais.
Computador
Resposta. Charles Babbage é considerado o pai do computador pois foi ele que originou o conceito de um computador programável.
Luigi Menabrea, um jovem engenheiro italiano e futuro Primeiro-ministro da Itália, publicou a palestra de Babbage em francês e esta transcrição foi posteriormente publicada na Bibliothèque Universelle de Genève, em 1842.
Ada Lovelace
Ada foi a primeira pessoa a escrever um algoritmo para ser processado em uma máquina. Ela desenvolveu algoritmos que permitiriam as máquinas a computarem valores e funções matemáticas. Ela foi considerada a primeira programadora da história.
Fica claro que o primeiro algoritmo é mais difícil de executar que o segundo apesar de ambos levarem ao mesmo resultado. O conceito de um algoritmo foi formalizado em 1936 pela Máquina de Turing de Alan Turing e pelo cálculo lambda de Alonzo Church, que formaram as primeiras fundações da Ciência da computação.
Lovelace
Quando foi inventado: A relação dos algoritmos com a ciência da computação tem início com Ada Lovelace (1815-1852). “Ela criou uma sequência de passos para a realização de um cálculo matemático que é reconhecida como o primeiro programa de computador”, diz Murer.
O algoritmo surgiu na pré-história quando algum humano ensinou para outro humano como se resolvia um problema, ou realizava uma tarefa. Imagine que na antiguidade, pré-histórica, um construtor de casas de barro ensinou como se faz um tijolo de barro para montar uma parede. Pronto, isso é um algoritmo.
A palavra “algoritmo” só surgiu na Idade Média. Ela vem do nome do persa Muḥammad ibn Musa al-Khwarizmi, que foi astrônomo na Casa de Sabedoria do Califado Abássida, em Bagdá. Graças a sua vasta obra, o sistema de numeração indo-arábico, que usamos até hoje, se difundiu no Oriente Médio e no Ocidente.
Um algoritmo nada mais é do que uma receita que mostra passo a passo os procedimentos necessários para a resolução de uma tarefa. ... Em termos mais técnicos, um algoritmo é uma sequência lógica, finita e definida de instruções que devem ser seguidas para resolver um problema ou executar uma tarefa.
O que é algoritmo? Um algoritmo é uma sequência de passos lógicos necessários para executarmos uma tarefa. Em outras palavras, é como se fosse um passo a passo para resolver um problema, com instruções simples e exatas.
Os algoritmos usam variáveis e um processo para alcançar um objetivo. É como quando uma pessoa quer fazer um bolo e leva em conta a receita e as experiências que já teve ao preparar o doce. Só que, no processo digital, as decisões são tomadas de forma automática, por meio de software.
Um algoritmo deve ter uma estrutura bem estabelecida, quanto à ordem em que seus passos são executados. Não significa necessariamente execução em uma seqüência preestabelecida, onde o primeiro passo é seguido por um segundo, e assim por diante. ❖ Os passos de um algoritmo não podem ser ambíguos.
Fluxograma • É uma representação gráfica de algoritmos onde formas geométricas diferentes implicam ações (instruções, comandos) distintos. Tal propriedade facilita o entendimento das idéias contidas nos algoritmos e justifica sua popularidade.
Como já foi visto, o fluxograma é uma representação gráfica. Logo, utiliza-se símbolos que representam as etapas do processo e as decisões a serem tomadas. É preciso desenhar de forma correta para que fique claro todo o processo, pois existem símbolos padrões para cada tipo de informação.