Documentário é uma produção artística, via de regra um filme, não-ficcional, que se caracteriza principalmente pelo compromisso da exploração da realidade. Isto não significa que represente a realidade «tal como ela é»: o documentário, assim como o cinema de ficção, é uma representação parcial e subjetiva da realidade.
Um mocumentário é um tipo de pseudodocumentário que faz paródias e/ou sátiras de eventos famosos. O termo vem da união das palavras inglesas "mock" (falso) + "documentary" (documentário) e representa nada mais do que filmes que tentam nos fazer acreditar que o ocorrido em tela realmente aconteceu.
Para um ator, o filme em que ele está trabalhando é apenas um trabalho. Já para o sujeito de um documentário, a filmagem vai acabar, mas a vida continua. ... Outra diferença é que no documentário você lida com a realidade de uma forma mais intensa, o que inclui as surpresas e decepções que fazem parte do mundo real.
9 dicas para ter em mente ao fazer um documentário
Documentário é um nome que se dá em uma manifestação artística por meio de um filme em que explora um determinado assunto/interesse de modo em que fique semelhante à realidade.
Orientações: Apresente o tema da aula e anuncie que o objetivo da aula é produzir o documentário....
Confira, anote e comece já a gravar vídeos com imagens fantásticas!
Orientações para a escrita do argumento Informe o tema do documentário. Indique quem são as personagens. Justifique a importância da história. Aponte as formas de abordagem do tema.
Vamos conferir cada uma delas a seguir.
Sinopse é como um resumo, mas sem contar partes importantes da história. Pode ser encontrada em sites de filmes, jornais..
2 Tirar as consequências de um princípio ou fato; concluir, deduzir: Argumentar com a história. 3 Servir de argumento, prova ou documento: Os fatos argumentam por si mesmos. 4 Chamar à discussão; provocar controvérsia; altercar, brigar, discutir: Esse jornal vive argumentando com o governo.
Expor fatos não é argumentar....Dicas para fazer uma boa argumentação
Sabemos também que é preciso que a conclusão derive das premissas. Pois bem, quando a conclusão é uma consequência necessária das premissas, dizemos que o argumento é válido. Quando a conclusão não é uma consequência necessária das premissas, dizemos que o argumento é inválido.
Argumentos dedutivos válidos ou inválidos A validade ou não de um argumento é algo que está no domínio da “lógica formal”. Um argumento é válido quando a conclusão segue as premissas. Ou seja, ele “faz sentido”. Um argumento é inválido quando a conclusão não tem nada a ver com as premissas.