Essa ordem pode ser solicitada à partir do dia 1 após o vencimento das obrigações financeiras do inquilino. Seja atraso no próprio pagamento do aluguel ou em taxas (inclusas no contrato como obrigação do locatário), como por exemplo: Água. Condomínio.
Desde 2010, o locador pode pedir ao juiz uma liminar para que o despejo seja feito em quinze dias. Pedidos de liminares são feitos quando há urgência em algum assunto e há a possibilidade de concessão de requerimento do autor antes mesmo do julgamento final do processo.
Os principais passos da ação de despejo
A ação terá de ser resolvida em primeira instância na Justiça: em 15 dias deverá ser concedida a ordem de despejo. O inquilino terá, então, 30 dias para sair do imóvel – antes, o prazo era de seis meses. A lei é igual para imóveis comerciais ou residenciais.
Normalmente, uma ação de despejo por falta de pagamento leva de seis a 12 meses para sair, segundo especialistas.
Os prazos para a desocupação podem variar bastante, podendo ser imediato, ou durar alguns meses, dependendo do tipo de ação e da negociação. O processo de desocupação, independentemente ser for por leilão judicial ou extrajudicial, inicia-se após a homologação do mesmo, o que pode demorar uns 10 dias.
Se não houver garantias a lei permite que o LOCADOR peça ao juiz uma liminar para que o LOCATÁRIO desocupe o imóvel. A ação de despejo pode ser ajuizada vindo o LOCATÁRIO a falecer sem deixar sucessor legítimo na locação, permanecendo no imóvel pessoas que não tenham autorização para ter a propriedade do imóvel.
A comissão do leiloeiro é de 5% sobre o valor do arremate. Após a batida do martelo, começa o processo de desocupação, em si. As custas judiciais representam cerca de 1% do valor da causa – aquele pelo qual o imóvel foi arrematado.
No contrato por tempo indeterminado, por sua vez, o proprietário poderá pedir o imóvel de volta a qualquer momento, desde que notifique o locatário com, no mínimo, 30 (trinta) dias de antecedência.
Depois de explicar melhor sobre o que diz a lei, separamos 9 principais aspectos relacionados aos direitos do inquilino, conforme você confere abaixo.
Se o imóvel estiver ocupado, a pessoa compra no risco”. As propriedades que estão à venda são aquelas financiadas pela Caixa, que pôde retomar o imóvel pela falta de pagamento do financiamento. “O banco revende o imóvel por um preço mais barato para repassar o ativo que está na mão dele.
Regularizar Imóvel Adquirido em Leilão Judicial A transferência do imóvel leiloado pode levar de seis meses a um ano para ser concretizada, pois um juiz deverá determinar a imissão da posse, expedindo um mandado para que o oficial de cartório registre a propriedade em nome do comprador.
Veja as formas de comprar um imóvel retomado da Caixa
Os imóveis retomados pelo banco são casas ou apartamentos judicialmente transferidos de um proprietário para o banco. ... Estes imóveis podem ser adquiridos através de imobiliárias credenciadas, como é o caso da ZELT, e costumam ter um valor de compra consideravelmente menor do que o valor do mercado.
O que são Imóveis Retomados São imóveis usados (casas, apartamentos, terrenos, pavilhões, lojas e outros).
Existem duas formas de vender o seu imóvel: ou o comprador paga o financiamento à vista ou um novo contrato de parcelamento é feito para continuar o financiamento. A primeira maneira é a mais simples e rápida de ser resolvida. O vendedor recebe o dinheiro à vista do comprador e quita todo o imóvel de uma vez só.