1839 – 1860
A palavra ópio em grego significa suco, o qual é obtido realizando-se incisões na cápsula de uma planta quando ainda verde, denominada Papaver somniferum, mais popularmente conhecida como papoula do Oriente, que é originária da Ásia Menor e cultivada na China, Irã, Índia, Líbano, Iugoslávia, Grécia, Turquia e sudoeste ...
Resposta: A Grã-Bretanha, que por sua vez estava passando pela segunda Revolução Industrial, precisava cada vez mais de matérias-primas a baixos preços e um grande mercado consumidor para realizar a venda de seus produtos.
As duas Guerras do Ópio enfraqueceram a China e impuseram a abertura de seus portos, além do livre comércio da droga, que já viciava boa parte da população. ... O primeiro conflito ocorreu nos anos de 1839 a 1824 entre a China e Grã-Bretanha. Já a segundo se deu entre 1856 e 1860 com China, Grã-Bretanha e França.
O grande interesse de franceses e ingleses era a produção chinesa de seda, porcelana e chá. Assim, em 1830, a Grã-Bretanha comprou 360 mil toneladas de chá chinês. ... Eis que surge a moeda de troca para despertar o interesse chinês: o ópio, uma droga anestésica extraída da papoula, que causa extrema dependência química.
Um país de civilização milenar, agredido a partir das guerras do ópio, pisoteado, humilhado e desu- manizado (“Entrada proibida aos cães e aos chineses”!), se prepara para tor- nar-se protagonista na cena mundial, e não só no plano político mas também no cultural e tecnológico, como já o ti- nha sido por milênios.
O ópio, até meados do século XVIII, era utilizado tradicionalmente pelos chineses com finalidades estritamente medicinais. Entretanto, possuindo grandes lavouras do produto na Índia, os ingleses passaram a disseminar a utilização massiva desse subproduto da papoula como droga anestésica.
Resposta: O neocolonialismo (ou Imperialismo) se deu, tanto na Índia quanto na China, por meio da entrada de produtos europeus, que passaram a dominar uma fatia cada vez maior do mercado, e pela imposição das estruturas políticas europeias por meio da conquista militar.
b)O aumento de imigrantes chineses nos Estados Unidos, assim como a administração intravenosa a feridos da guerra civil, fez com que o uso de opiáceos aumentasse drasticamente neste país. Tal fato criou condições para que a morfina se tornasse um importante remédio para combater o vício do Ópio .
Os argumentos utilizados para explicar a questão legal do Ópio na China foram o seu uso medicinal e anestésico (curava feridas e aliviava dores intensas). ... A Inglaterra vendo no ópio algo muito lucrativo, comprava o chá dos chineses e levava o ópio para a comercialização no Ocidente.
Significado de Ópio substantivo masculino Substância extraída da popoula, papaver somniferum, de efeito analgésico, narcótico e hipnótico, muito usada no desenvolvimento e na produção de morfina, heroína, codeína etc.
A religião é o ópio do povo. A abolição da religião enquanto felicidade ilusória dos homens é a exigência da sua felicidade real. O apelo para que abandonem as ilusões a respeito da sua condição é o apelo para abandonarem uma condição que precisa de ilusões.
“A religião é o ópio do povo, porque engana o homem, induzindo-o a pensar que deve aceitar com mansidão o seu presente estado de vida” (FADDEN, 1963, p. 154). Por isso, para Marx, somente quando a religião for destruída é que o homem recuperará a sua liberdade e dignidade.
Resposta. Ópio é uma droga, que foi muito famosa na China, e divulgada em filmes sobre esse país, como sendo antigamente usada por esse povo, para esquecer os problemas. Então a frase " O futebol é o ópio do povo " quer dizer que o futebol é uma droga do povo para desviar dos problemas da sociedade.