Capeamento pulpar indireto O capeamento pulpar direto (CPI) é indicado quando há lesão de cárie profunda sem envolvimento pulpar e o dente tem cor normal e ausência de mobilidade.
Tratamento expectante Proteção indireta que consiste na aplicação de materiais com propriedades de estimular a formação de dentina reacional. A dentina necrótica e a infectada devem ser removidas, preservando a dentina afetada.
A proteção pulpar ou recobrimento pulpar refere-se aos procedimentos e materiais que o médico dentista aplica, após a remoção do tecido afetado por cárie ou trauma e antes da restauração, e que são necessários para preservar a vitalidade pulpar e prevenir a sensibilidade dentária.
Resumo. A proteção do complexo dentinopulpar é a base para que o elemento dentário exerça suas funções na plenitude. Sua finalidade é promover o restabelecimento da polpa dentária, estimular o desenvolvimento de um tecido calcificado e proteger o tecido pulpar de irritações adicionais posteriores.
Tratamento expectante: consiste na não remoção total da cárie devido ao risco de exposição pulpar. Desse modo, remove-se a maior quantidade de tecido cariado possível (com curetas e/ou brocas em baixa rotação).
Expectante é esperar para observar. Espere de 40 a 60 dias e não havendo sintomatologia alguma, reabra a cavidade. Atenção, atenção aqui a esse detalhe. Tem que remover todo o material que foi colocado, inclusive o hidróxido de cálcio.
Nesse contexto, uma terapêutica sugerida, em lesões de cárie profunda com grande risco de exposição pulpar ao se remover toda a dentina cariada, é o tratamento expectante que se propõe a reduzir este risco de exposição na primeira escavação e ocasionar reações fisiológicas no complexo dentino-pulpar5.
O hidróxido de cálcio é o material de proteção pulpar mais aceito na prática clínica odontológica, pois, apresenta baixo custo, possui biocompatibilidade, propriedades como a ação antimicrobiana eliminando a irritação pulpar, estimula a formação de dentina esclerosada/reparadora(1,2,3,4) e protege a polpa contra os ...
O hidróxido de cálcio não tem resistência mecânica e devemos sempre utilizá-lo em espessura mínima. Quando usar? Cavidades muito profundas e pequenas exposições pulpares.
Quimicamente, o hidróxido de cálcio é classificado como base, apresentando um elevado pH. Suas principais propriedades advêm da dissociação iônica e seu efeito sobre os tecidos vitais. Promovendo a formação de tecido duro e apresentando ação antimicrobiana.
1.
O Cimento hidróxido de cálcio é um material amplamente usado na proteção pulpar em cavidades profundas e muito profundas. ... O hidróxido de cálcio é apresentado num sistema PASTA-PASTA (base e catalisador). Tem o mecanismo de ação por contato, quando aplicado tem a capacidade de formar dentina esclerosada ou reparadora.
É obtido pela reação de calcinação (aquecimento a altas temperaturas, cerca de 900ºC para carbonatos de alto teor de pureza) do carbonato de cálcio (CaCO3), que forma (CaO) que ao reagir com água leva a formação de Ca(OH)2. Essa ultima reação é exotérmica com um calor liberado de 63,7 kJ/mol.
Hidróxido de Cálcio em Suspensão Aquosa: atua como um regulador de pH. O pH do sulfato de alumínio está em torno de 2,0 a 3,5, significando que é ácido, então para facilitar a floculação adiciona-se Hidróxido de Cálcio para aumentar o pH, deixando-o em torno de 6,5 que é considerado ideal para uma boa floculação.
O hidróxido de cálcio e o sulfato de alumínio são moléculas iônicas que interagem com outras moléculas da água, além de serem bastante densos, dessa forma as sujidades na água se ligam a essas substâncias, e por ficarem mais densas, decantam.
O hidróxido de Cálcio (Ca(OH)2) é uma base e, portanto, torna o meio alcalino ou básico, aumentando o pH do sistema. Depois disso, essa água é levada para a próxima etapa do tratamento, que ocorre nos tanques de decantação.
Quando uma solução de hidróxido de cálcio - chamado de água de cal - é assoprada com a ajuda de um canudo, ocorre a formação de uma precipitado branco de carbonato de cálcio.
CaO
Li₂O
O óxido de cálcio (CaO) é classificado como óxido básico, pois reage com a água produzindo sal e água. Essa reação pode ser representada por: a) CaO + H2O → Ca(OH)2. ... c) CaO + H2O → CaCO3 + H2O.
Outras aplicações do óxido de cálcio são nas indústrias siderúrgicas, onde pode ser utilizados como regulador de pH no tratamento das águas, fabricação de aços no fornos e remoção de enxofre em excesso das gusas (produto da redução do minério de ferro pelo carvão o coque e calcário em altas temperaturas).
Óxidos são substâncias inorgânicas binárias que apresentam o oxigênio como elemento mais eletronegativo. São classificados em anfóteros, ácidos, básicos, neutros ou duplos.
A cal é utilizada na construção civil para elaboração de argamassas e preparação dos processos de pintura. Também tem emprego nas indústrias farmacêutica, cerâmica e metalúrgica. Na agricultura, o óxido de cálcio é usado para produzir hidróxido de cálcio, que tem por finalidade o controle da acidez do solo.
O óxido de cálcio (CaO) é chamado de cal virgem. Como a reação mais acima mostrou, quando ele reage com água, ele produz o hidróxido de cálcio (Ca(OH)2), que é chamado de cal hidratada.
Oxido de magnésio: Apresenta alta estabilidade e pouca solubilidade em água o que interfere na sua biodisponibilidade e reduzida absorção intestinal. O óxido de magnésio é mais utilizado como antiácido para alivio da dor estomacal e laxante de curto prazo.